Residente do Favela Hub, Convergência ajuda projetos sociais a se transformarem em negócios de impacto

Coworking do Favela Hub reúne empreendedores de diversas áreas com o objetivo de potencializar negócios de impacto social

11/2/2019

Criada em 2017, a Convergência é uma plataforma que busca criar espaços de diálogo e conectar empreendedores sociais, cívicos e políticos para construir um país mais justo. Em agosto do ano passado, a empresa passou a ocupar o espaço de coworking do Favela Hub, polo de inovação social do Viva Rio no Cantagalo-Pavão-Pavãozinho.

“Éramos um grupo de empreendedores inconformados com o cenário do Rio de Janeiro e do Brasil. A gente ainda está num momento de polarização política muito forte e essa polarização se estendeu para todas as áreas das nossas vidas”, explica Grazi Carvalho, uma das idealizadoras da empresa.

Grazi Carvalho, empreendedora social e uma das idealizadoras da Convergência

A vontade de solucionar problemas sociais foi o ponto de convergência. “Ninguém queria mais ver professor sem receber salário, hospital em greve, mais da metade de população sem saneamento básico”, conta Grazi. O passo seguinte foi mapear iniciativas sociais e criar uma rede de fazedores, de empreendedores que já realizavam ações de impacto em seus territórios.

Durante o mapeamento, o grupo conheceu uma rede enorme de empreendedores que estavam à margem do empreendedorismo. “Essa rede é de uma galera que saiu do campo da crítica e que estava atuando, mas que não tinha acesso às ferramentas de empreendedorismo. A gente precisava convergir nisso também”.

A Convergência passou a realizar encontros com especialistas em áreas prioritárias, como educação e saúde. Assim nasceu o Conecta, evento que reúne um leque diverso de empreendedores que buscam transformar seus projetos em negócios sociais. “A gente não se vê nem como uma aceleradora, nem como uma incubadora. A gente acha que é um processo antes disso”, explica Grazi.

Por meio da abeLLha, incubadora de negócios sociais parceira do Favela Hub, a Convergência conheceu o polo do Viva Rio. “A gente estava procurando um espaço novo, que não fosse só um coworking, mas que também tivesse esse ecossistema de empreendedorismo de impacto e que a gente entrasse numa comunidade de fazedores”.

A localização e a rede de empreendedores foram centrais na opção da Convergência pelo Favela Hub. Além disso, Grazi falou da importância das consultorias do Sebrae que ocorrem periodicamente no Favela Hub, auxiliando as empresas nas questões burocráticas. As oficinas e parcerias com o Estação Futuro também têm contribuído para o crescimento da rede de colaboradores.

“A gente precisa ocupar novos espaços, espaços que historicamente não são designados pra gente. E aqui eu acho que cumpre muito esse papel, porque a gente está do lado do Pavão-Pavãozinho e de uma das vistas que é cartão-postal do Rio. Todo dia eu me sinto renovada como uma pessoa convergente chegando aqui”, concluiu.

 

 

Inovação e empreendedorismo na favela

Polo de inovação social do Viva Rio, o Favela Hub é um espaço de troca e geração de conhecimento na comunidade do Cantagalo-Pavão-Pavãozinho, que existe para oferecer apoio, recursos e oportunidades a quem quer aprender e empreender.

O Favela Hub tem um espaço de coworking para negócios locais e empreendedores sociais, oferecendo consultoria para planejamento financeiro, apoio em marketing e relação com a comunidade. Conheça o trabalho do Favela Hub no Facebook e Instagram.

Saiba mais sobre os residentes do Favela Hub:

Lady Guides

Mototaxi Saint Roman

REMOBI Negócios Sociais

Myth Consulting

Postado em Notícias na tag , , .