Quintino ganha sua Brinquedoteca

Esta foi uma quarta-feira (1°) diferente para Antonia Cirino, 33 anos. Ela diz ser frequentadora assídua da Clínica de Saúde da Família Carlos Nery da Costa Filho, em Quintino e justifica: “Minhas duas filhas vivem doentes”. Neste dia, porém, ainda recuperando-se de uma catapora, as meninas Larissa, de seis anos, e Ana Alice, de três, puderam se esbaldar na nova Brinquedoteca que acabava de ser inaugurada na unidade.

Vitor Madeira_Viva Rio (6)

Antonia Cirino vivia na clínica por causa das filhas sempre doentes e agora passará a levá-las à Brinquedoteca

 

“Gostei do livro, porque lá em casa só tem dois; do jogo da memória e das bonequinhas”, derretia-se Larissa, encantada com o novo universo de diversão que encontrou pertinho da sua casa. “Fiquei surpresa em encontrar essa nova sala, voltarei sempre com as meninas”, afirmou Antonia, que está desempregada, separada do marido e cria as filhas sozinha e com dificuldade.

Vitor Madeira_Viva Rio (19)

Larissa, que adorou os livros, o jogo da memória e as bonecas, também se lambuzou com o bolo

 

Vitor Madeira_Viva Rio (9) - Cópia

Ana Alice, irmã de Larissa, se divertiu com os bonecos do teatrinho de fantoches

Resultado da integração dos gestores que administram a Saúde pelo município e da organização social proporcionada pelo Viva Rio, esta é a terceira Brinquedoteca montada nesta região conflagrada, onde já existem a Clínica da Família Manoel Fernandes de Araújo, no Chapadão, e o CMS Sylvio Frederico Barros, em Costa Barros.

 

O objetivo é despertar o gosto pela brincadeira através de atividades que estimulem o raciocínio lógico, a sociabilização e a superação de possíveis traumas decorrentes de sofrimentos da infância, projeto realizado pelo setor de Educação do Viva Rio.

Vitor Madeira_Viva Rio (28)

Com ambiente clean, o objetivo é despertar o gosto pela brincadeira através de atividades que estimulem o raciocínio lógico

Segundo Roberto Raposo, coordenador do CAP3.3, que compreende esta região, a Brinquedoteca tem uma proposta diferenciada, destinada a crianças de 4 a 12 anos. “Vamos trabalhar a primeira infância com uma pedagoga e um estagiário. A proposta é apresentar o lúdico em áreas de conflito para promover saúde e qualidade de vida a estas crianças”, disse.

Vitor Madeira_Viva Rio (25) - Cópia - Cópia

Segundo Roberto Raposo, a proposta é apresentar o lúdico em áreas de conflito para promover saúde e qualidade de vida às crianças

 

O psicopedagogo e coordenador do projeto das Brinquedotecas, Alexandre Góes, informou que esta é a nona unidade no município  e explicou que a iniciativa complementa o trabalho de educação básica junto aos usuários da clínica, como vai acontecer com Larissa e Ana Alice. “São áreas muito vulneráveis e há pais que aproveitam o espaço para ter uma maior integração com seus filhos, o que nem sempre é possível dentro de suas próprias casas”, argumentou. “As crianças aprendem muito através das brincadeiras”, completou a pedagoga Luciane Soares.

Vitor Madeira_Viva Rio (10)

Alexandre Góes, coordenador do projeto das Brinquedoteca, informou que esta é a nona unidade no município

Vitor Madeira_Viva Rio (38) - Cópia - Cópia

“As crianças aprendem muito através das brincadeiras”, disse a pedagoga Luciane Soares

 

A inauguração reuniu funcionários, pais e crianças que estavam na clínica em torno de uma mesa com um grande bolo, brigadeiros, balas e doces. Os pequenos ganharam bolas de encher em clima de muita alegria.

Vitor Madeira_Viva Rio (7)

Além de se divertir na Brinquedoteca, a criançada ainda comeu bolo, balas e doces

 

A Brinquedoteca vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, com capacidade máxima para dez usuários de cada vez. “Temos tido um retorno muito bom das outras duas unidades que funcionam na área. Sabemos que são crianças com sofrimento diário”, concluiu Luciana Krull, gestora do contrato de Estratégia da Família da AP3.3.

Vitor Madeira_Viva Rio (41) - Cópia

Sabemos que são crianças com sofrimento diário”, observou Luciana Krull

(Texto: Celina Côrtes| Fotos: Vítor Madeira)

Postado em Notícias na tag .