Prêmios do Viva Rio

Prêmios do Viva Rio

Prêmio da Paz de Hesse, Alemanha, 2014
Rubem César Fernandes é escolhido como vencedor do Prêmio da Paz de Hesse por seu trabalho na prevenção e resolução de conflitos.

Medalha Sérgio Vieira de Mello, 2013

Prêmio concedido pelo Ministério das Relações Exteriores por conta do trabalho desenvolvido no Haiti.

As 100 Melhores ONGs do Mundo, Global Journal, 2013
Viva Rio é eleito, novamente, a segunda melhor ONG do Brasil e integra a lista das 100 melhores do mundo, de acordo com a publicação internacional The Global Journal.

Prêmio Colunistas Rio de Janeiro, na categoria Cases e Mídias Integradas, 2012
Prêmio concedido a campanha “Lei de Drogas: É Preciso Mudar”, criada pela X-Tudo Comunicação Completa para o Viva Rio.

As 100 Melhores ONGs do Mundo, Global Journal, 2012
Viva Rio é eleito a segunda melhor ONG do Brasil e integra a lista das 100 melhores do mundo, de acordo com a publicação internacional The Global Journal.

Prêmio Faz Diferença, na categoria Mundo, 2011
Prêmio concedido ao Viva Rio pelo trabalho realizado pela instituição desde 2004 no Haiti. O prêmio Faz Diferença tem como objetivo homenagear brasileiros que contribuíram com seu trabalho e talento para mudar o país.

Prêmio A Rede, na categoria Serviços ao Usuários, 2010
Prêmio dado ao Portal Comunidade Segura por atuar como uma plataforma de divulgação de boas práticas e debates sobre questões que, de tão críticas, se tornaram política pública, como é o caso da polícia comunitária.

Prêmio Trip Transformadores, 2010
O diretor executivo e fundador do Viva Rio, Rubem César Fernandes, foi um dos 13 homenageados com o Prêmio Trip Transformadores 2010. O Prêmio Trip Transformadores já homenageou profissionais de diferentes áreas, como cineastas, artistas, jornalistas, escritores, esportistas, músicos, que têm em comum o fato de serem agentes transformadores, isto é, pessoas que não se conformam com a realidade tal como ela se encontra e investem sua energia em iniciativas que apontam tendências e modificam realidades, ajudando a tornar o Brasil um país melhor.

Prêmio Laureus na categoria “Esporte para o Bem”, 2007
Prêmio concedido ao antropólogo Luke Dowdney em reconhecimento ao trabalho realizado por ele no projeto Luta Pela Paz que une esporte e cidadania, no Complexo da Maré. O Prêmio Laureus é concedido anualmente aos melhores atletas do mundo e é considerado o “oscar” do esporte.

Prêmio Personalidade e Cidadania, 2006
Prêmio dado a Rubem César Fernandes, diretor-executivo do Viva Rio, pelo segundo ano consecutivo. Apenas o Rubem César e a Zilda Arns, Pastoral da Criança, foram reeleitos. A iniciativa do Jornal Folha Dirigida, da Unesco e da Associação Brasileira de Imprensa elegeu 10 personalidades e três instituições e tem como objetivo contribuir para o fortalecimento da cidadania, do trabalho e do desenvolvimento social.

Prêmio TOP 3 iBest na categoria Ações Sociais e ONGs, 2006
O site do Viva Rio foi eleito entre os três melhores da categoria Ações Sociais e ONGs pelo júri da Academia IBest Brasileira, formada por renomados profissionais de comunicação e segmentos voltados para internet, além de personalidades de destaque.

VI Prêmio USP de Direitos Humanos, 2005
O prêmio institucional é destinado a organizações que realizam e desenvolvem pesquisas e atividades para a difusão e promoção de Direitos Humanos no País.

Documentary Photography Project Distribution Grant, 2005
O Portal Viva Favela recebeu o prêmio concedido semestralmente pela Open Society Institute (OSI) da Fundação George Soros. O prêmio visa fortalecer projetos que busquem a justiça social e a aplicação dos direitos humanos.

Prêmio Personalidade e Cidadania, 2005
Prêmio dado a Rubem César Fernandes, diretor-executivo do Viva Rio. A iniciativa do Jornal Folha Dirigida, da Unesco e da Associação Brasileira de Imprensa elegeu 10 personalidades e três instituições e tem como objetivo contribuir para o fortalecimento da cidadania, do trabalho e do Desenvolvimento Social.

Medalha Embaixador Sérgio Vieira de Mello, 2005
Concedida a Rubem Cesar Fernandes, por sua luta e seus ideais pelo bem comum e pela paz entre as nações. Outorgado pelo Parlamento Mundial pela Segurança e Paz, organização Intergovernamental com sede em Palermo, Itália, nos termos de sua Carta Constitucional,d e acordo com sua Corte Suprema de Justiça e em Conformidade com a Delegação Diplomática Brasileira.

Gente que faz Paz, 2005
Certificado de parceria e investimento na construção da Cultura de Paz concedido ao Viva Rio.

Prêmio Telemar de Inclusão Digital, 2004
O Instituto Telemar lançou o Prêmio Telemar de Inclusão Digital com o objetivo de reconhecer as iniciativas voltadas à inclusão digital no País. A ação visa estimular o desenvolvimento e a adoção de soluções eficientes que possam ser facilmente empregadas, alcançando parcelas da população que ainda não têm acesso à tecnologia digital.

Dubai International Award, 2004
Dubai Municipality, Dubai-United Arab Emirates & The United Nations Human Settlements Programme UN-HABITAT  certificaram que o programa Humans Security & the Urban Poor: A Holistic Approach to Social Exclusion & Violence, realizado pelo Viva Rio, foi selecionado como melhores práticas por um comitê técnico independente para o Dubai International Award for Best Practices no ano de 2004. O programa recebeu a menção honrosa devido a sua significativa contribuição para a melhoria de condições de vida de comunidades de baixa-renda no Estado do Rio de Janeiro.

Medalha de Mérito Pedro Ernesto, 2004
Prêmio criado em outubro de 1980 para ser entregue àqueles que mais se destacam na comunidade brasileira, sendo a mais alta homenagem e reconhecimento da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro a uma instituição ou pessoa física.

Prêmio Bem Eficiente, 2004
Outorgado todo ano para 50 entidades nacionais que exercem atividades sociais. O prêmio é um dos mais rigorosos da área, e seus resultados são conferidos pela Kanitz & Associados.

Memorial de Parceria Fundação Xuxa Meneghel, 2004
Concedido a Rubem Cesar Fernandes.

Green Prize of the Americas, 2004
Pelo trabalho e dedicação em questões ambientais, com a responsabilidade de defender, preservar e proteger a natureza, com a esperança de manter o equilíbrio ambiental do planeta.

Troféu Destaque 2003
Prêmio dos melhores da música escolhidos pela equipe do Jornal das Gravadoras.

2003 World Technology Awards, World Technology Network
O 2003 World Technology Awards premiou 20 categorias de projetos com maior impacto social. Parceria entre Nasdaq, Time, entre outros.

Prêmio Encontro Nacional de Experiências Sociais Inovadoras, 2002
O Banco Mundial no Brasil, em cooperação e parceria com o programa Development Market Place, da Unidade de Sociedade Civil para América Latina do Banco Mundial em Washington, visa com o prêmio reconhecer e disseminar as iniciativas das entidades não-governamentais brasileiras em seu trabalho para promover a inclusão social, o desenvolvimento sustentável e a democratização do conhecimento. Viva Favela recebeu US$15.000.

WCA Annual Technical Awards – Wireless Communication Association, 2002
O Portal Viva Favela e a Estação Futuro foram considerados os melhores projetos sociais utilizando transmissão sem fio do mundo, no ano de 2001, em comunidades de baixa-renda.

Regional Clearing-house Programme on Firearms, Ammunition and Explosive Disarmament Award, 2002
O United Nations Regional Centre for Peace, Disarmament and Development in Latin America and the Caribbean (UN-LIREC) e a Inter-American Drug Abuse Control Commission of the Organization of American States (OAS/CICAD) premiaram o Viva Rio pela destruição de 10.000 armas em julho de 2002.

Prêmio Aplauso, 2001
Prêmio outorgado pela Comissão de Assuntos da Criança e do Adolescente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Prêmio Unesco, Categoria Juventude e Cidadania , 2001
O Prêmio Unesco tem como objetivo homenagear indivíduos, instituições públicas e da sociedade civil que se destacam por ações de relevância nas áreas de Educação, Cultura, Ciência e Meio Ambiente, Comunicação, Direitos Humanos e Juventude e Cidadania.

Medalha do Mérito da Administração, 2001
Prêmio outorgado pela Fundação Getúlio Vargas.

Medalha Comemorativa dos 50 Anos das Organizações das Nações Unidas , 2001
Medalha concedida pela ONU para instituições que se destacaram pelo seu trabalho social.

Prêmio Hutus, 2001
Concedido a Rubem Cesar Fernandes.

Diploma de Mérito Humano, 2000
Concedido pelo Centro de Reabilitação Infantil Albano Reis.

Prêmio Herói Urbano, 2000
Outorgado pela Fundação Príncipe Clauss, na Holanda. Em 2000, o Prêmio Herói Urbano teve como tema “Creating Spaces of Freedom”, e seu foco em lideranças que tenham feito valiosas contribuições para o crescente desenvolvimento e melhorias na qualidade de vida de populações de baixa-renda na África, Ásia, América Latina e Caribe.

Liderança Comunitária
Concedido pela Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro.

Prêmio Lyons de Educação

Medalha Homero dos Santos

Prêmio Imprensa Estrangeira, Personalidade do Ano, 1995
Prêmio outorgado pela Associação de Correspondentes Estrangeiros no Brasil. Rubem César Fernandes, diretor-executivo do Viva Rio, recebeu o título ‘Personalidade do Ano’.

Destaque Pessoal de Marketing, 1995
Concedido pela Associação Brasileira de Marketing para Rubem César Fernandes.