Projeto Haiti Aqui realiza sua primeira roda de conversa com imigrantes e refugiados

08/07/2022

O projeto Haiti Aqui, que faz parte do núcleo de Desenvolvimento Social do Viva Rio, realizou sua primeira roda de conversa na tarde desta sexta-feira (08/07), na sede da instituição, em Ipanema, no Rio de Janeiro. O encontro reuniu imigrantes e refugiados haitianos, colombianos e venezuelanos que puderam compartilhar sua história de chegada ao Brasil e todas as dificuldades que enfrentam. 

De acordo com Jean Baptiste – haitiano que coordena o Haiti Aqui – o objetivo da roda de conversa é entender as dificuldades de cada um para saber como conduzir o projeto de modo que atenda às necessidades dos imigrantes. 

“Fiquei feliz com a participação das pessoas, por terem compartilhado suas histórias. É importante que novas conversas sejam feitas para saber quais as dificuldades enfrentadas pelos imigrantes no Brasil. Estamos fazendo um mapeamento na cidade para ver os locais onde moram, entender a situação deles e saber como podemos ajudar. Estamos trabalhando para nos aproximar deles”. 

Todos os participantes contaram sua trajetória de vida, antes da chegada ao Brasil e depois, e também as barreiras enfrentadas para se manter no país, como o idioma e a falta de oportunidade de emprego. 

O colombiano Jhon Alexander Rosero, que chegou ao Brasil no auge da pandemia, em 2020, conta que começou a empreender vendendo cocadas colombianas nas praias do Rio de Janeiro há cerca de três meses, mas a maior dificuldade era não saber falar o português. “Como ia vender sem conseguir me comunicar com as pessoas? Tive um pouco de vergonha de não saber falar o idioma. O que me ajudou foi ter me aproximado de outros vendedores”. 

Para Jhon, encontros com outros imigrantes são essenciais. “Há um mês, conheci um grupo de colombianos e tem sido muito bom para mim. Se isso tivesse acontecido quando cheguei, estaria bem melhor. Por isso que encontros como esse de hoje são tão importantes, fazem com que nos sintamos acolhidos”. 

Os atendimentos e informações sobre o Haiti Aqui são feitos através do e-mail haitiaqui@vivario.org.br ou pelo telefone (21) 2555-3750 – Ramal: 3314. 

Postado em Notícias.