Programa do Viva Rio é destaque no Canal Saúde

17/11/2016

O programa de Monitoramento de Gestantes e Puérperas de Alto Risco, realizado pela Ouvidoria do Viva Rio com a secretaria Municipal de Saúde, foi destaque do Canal Saúde na Estrada, da Fiocruz,  http://www.canal.fiocruz.br/video/index.php?v=RJ-Rio-de-Janeiro-Niteroi-SDC-0095, que aborda as experiências exitosas de saúde no país. “Foi uma repercussão gigantesca, 2,8 mil visualizações e de 70 compartilhamentos no Facebook”, comemora Maurício de Castro, coordenador da Ouvidoria do Viva Rio.

imagem_mauricio

Maurício comemora a gigantesca repercussão do post no Facebook | Imagem: Canal Saúde

Idealizado pelo coordenador de Atenção Primária da prefeitura, Leonardo Graever, o programa consiste em um call center de monitoramento destas mulheres: “Há grupos, como o das grávidas, que precisam de mais atenção. Daí veio a ideia de introduzir o call center para fazer este monitoramento”, explicou.

Sem título

Leonardo Graever teve a ideia de montar o programa com um call center | Imagem: Canal Saúde

call

Renata Almeida faz ligações de monitoramento para as gestantes | Imagem: Canal Saúde

E Maurício acrescenta: “A principal característica do programa é a equipe, construída com profissionais egressos das unidades de saúde que conhecem a lógica da Estratégia de Saúde da Família e o que significa o Sistema Único de Saúde (SUS)”.

O que mais chama atenção foi a cuidadosa edição feita pelo Canal Saúde, que abordou cada etapa do projeto com personagens reais, ou seja, as grávidas e seus bebês, recebendo os telefonemas de acompanhamento, a explicação de cada profissional sobre seu contato e sobre como cada uma dessas mulheres passa a ser acompanhada, seja por problemas de saúde, como diabetes, ou uso de substâncias químicas, entre outros.

A médica da Clínica de Família, Carla Pouso, não apenas explica seu trabalho de acompanhamento, como visita uma de suas pacientes, Karina Silva, mãe de trigêmeos aos sete meses de gestação. “É muito bom, eles estão sempre aqui. Fico mais tranquila e segura”, atesta Karina, moradora da Rocinha.

trigêmeos

Médica Carla Pouso acompanha a mãe de trigêmeos moradora da Rocinha | Imagem: Canal Saúde

 

(Texto: Celina Côrtes | Imagens: reprodução do Canal Saúde)

Postado em Notícias na tag .