Programa Academia Carioca: atividade física como aliada no combate à hipertensão

Maria Donival, 72 anos, é aluna da Academia Carioca desde maio do ano passado 

 

Neste Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26/4), é importante reforçar que um estilo de vida saudável, que inclui a prática de atividades físicas, ajuda a prevenir e controlar a pressão alta, que acomete mais de 30% da população brasileira, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia. A hipertensão arterial (ou pressão alta, que é igual ou maior do que 140 por 90 mmHg) é uma doença que aumenta a pressão nos vasos sanguíneos e pode comprometer o funcionamento de vários órgãos. 

Um relatório divulgado pelo Ministério da Saúde, no ano passado, apontou que o número de hipertensos diagnosticados aumentou 3,7% em 15 anos no país. Os índices saíram de 22,6% em 2006 a 26,3% em 2021. No Rio de Janeiro, o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) indica que há 951 mil hipertensos identificados e a estimativa é de que mais de 1 milhão e 400 mil pessoas tenham a doença. 

“Hoje, com a prática da atividade física, sou outra pessoa. Minha autoestima voltou e não sinto mais dores no corpo. Estou alegre, tenho disposição para arrumar a minha casa e cuidar dos meus dois gatinhos. A minha vida depois da Academia Carioca é outra”. Esse é o relato de Maria Donival, de 72 anos, que participa do Programa Academia Carioca na Clínica da Família Arthur Zanetti, unidade administrada pelo Viva Rio em Campo Grande.  

Maria Donival foi diagnosticada com hipertensão após contrair covid-19 duas vezes em 2021, quando trabalhava como técnica de enfermagem, antes de se aposentar. Ela conta que sua pressão arterial chegava a 24 por 16. “Estava muito mal, ficava o dia todo deitada. Como sempre fui ativa, resolvi me consultar para saber o que eu tinha. Comecei a tomar um monte de medicamentos. Minha pressão estava muito alta, então também sentia dores no peito e precisava tomar remédios para controlar a pressão e para o coração”. 

Com a prática regular de exercícios desde maio do ano passado, a idosa conseguiu controlar a doença e diminuir os medicamentos. “Inicialmente, ela tomava seis comprimidos, atualmente toma apenas um. Sua locomoção melhorou e as dores musculares diminuíram. Também teve perda de medidas e peso”, conta Cyntia Francisco, profissional de Educação Física que acompanha Maria.  

Maria Donival, aluna da Academia Carioca, com profissional de Educação Física, Cyntia Francisco

 

Cyntia Francisco é profissional de Educação Física no Programa Academia Carioca, da Secretaria Municipal de Saúde, e da Clínica da Família Arthur Zanetti, e atua há 10 anos em unidades básicas de saúde. Ela explica que o público-alvo do programa são os hipertensos e diabéticos descompensados, mas que todas as pessoas, a partir de 12 anos, podem participar, especialmente as obesas ou que estão com sobrepeso. 

Os benefícios dos exercícios físicos são vários. “Ajudamos na desmedicação ou redução da quantidade de remédios e no controle da diabetes e da hipertensão. As atividades também aumentam a produção de hormônios do bem-estar e da felicidade. É feito um acompanhamento diário com os pacientes, em parceria com os médicos. Aferimos a pressão e glicemia dos nossos alunos e pedimos aos médicos a realização do exame de hemoglobina glicada (que mede os níveis de açúcar presentes no sangue) a cada 6 meses”, explica Cyntia. 

Na Clínica da Família Arthur Zanetti, as turmas funcionam de segunda a quinta-feira e contam com diversas atividades. Além dos exercícios físicos nos aparelhos, há aulas de dança, artesanato e ritmo adaptado para usuários que sofrem de ansiedade e depressão. 

Na unidade, há 2.131 hipertensos sendo acompanhados. Já no Programa Academia Carioca, são 705 alunos matriculados e os hipertensos e diabéticos são aproximadamente 500 do número total. Os profissionais têm como meta alcançar o máximo de usuários acometidos dessas doenças. “Entramos em contato com cada um para incentivá-los a fazer atividade física. Também fazemos visitas domiciliares para captar novos alunos ou resgatar aqueles que iniciaram e interromperam”, explica a profissional.  

Maria Donival elogia o trabalho da profissional de Educação Física, Cyntia Francisco. “Nós temos uma professora maravilhosa que nos ajuda muito, não deixa a gente ficar triste ou desanimado. A Academia está sempre cheia, cada vez chegam mais adeptos. Não saio mais daqui”, conta, feliz, a aposentada. 

Cyntia Francisco trabalha na Academia Carioca da Clínica da Família Arthur Zanetti há dois anos

 

O Programa Academia Carioca 

O Programa Academia Carioca foi criado em 2009 pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio para promover a prática de atividade física e educativa regular nas Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde, com acompanhamento e desenvolvimento de ações preventivas e de boas práticas em saúde. Todas as pessoas cadastradas no SUS podem participar. 

O Programa está presente em 202 unidades de Atenção Primária. Algumas das atividades oferecidas são: ginástica nos aparelhos; ginástica e alongamento; grupos de caminhada; dança de salão; capoeira; ginástica laboral; atividades culturais; educação em saúde; atividades integradas às equipes de saúde e desenvolvimento de materiais educativos; 

Postado em Notícias.