Prêmio Qualidade 2015 é entregue no Rio

21/12/2015

“No ano passado, a UPA da Penha não foi sequer mencionada. Mesmo assim, nos arriscamos, correndo o risco de sermos mal avaliados. Por esforço das gerências e das equipes, mantivemos nossas medalhas e as menções honrosas do ano passado e ganhamos mais uma medalha”, comemorou a coordenadora geral das UPAS e de Atenção Hospital do Viva Rio, Maria Juraci Dutra, após a solenidade de entrega do Prêmio Qualidade PQ Rio 2015, nesta segunda-feira (21), na Sala Cecília Meirelles.

Além da Unidade da Penha, as UPAS da Maré e de Engenho Novo também receberam medalha de bronze;  e  as UPAS da Ilha do Governador e de Irajá foram agraciadas com menções honrosas. O PQ Rio é considerada a principal premiação para médias e grandes organizações que atuam no Estado do Rio de Janeiro.

Equipes UPAS

Equipes das UPAS comemoram o reconhecimento de seu trabalho | Foto: Tamiris Barcellos

 

O Prêmio, que está em seu 19º ano, é concedido pela Secretaria estadual de Desenvolvimento, Energia, Indústria e Serviços, através de seu Programa de Qualidade Rio, que premiou 99 organizações que se destacaram em 2015, entre públicas e privadas.  A lista completa pode ser conferida no site  www.mbc.org.br/mbc/rj.

O  PQRio utiliza metodologia para diagnosticar o estágio de maturidade da gestão que induz ao aperfeiçoamento do desempenho organizacional, permitindo estabelecer planos de melhoria contínua, de acordo com os conceitos e princípios da gestão pela qualidade.

O sistema de avaliação adota como base os critérios de excelência da Fundação Nacional da Qualidade. São avaliados fatores como liderança, satisfação de clientes, sistema de informações, tecnologia e produção de processos, desenvolvimento de pessoas, avaliação de fornecedores, além da redução de custos e otimização dos recursos, para alcançar resultados sustentáveis.

“Este ano comemoramos 29 anos de Programa (Qualidade Rio – PQR). É buscando a qualidade dos nossos serviços que enfrentaremos os momentos difíceis que estamos passando e que vamos passar”, disse a subsecretária de estado de Comércio e Serviços, Dulce Ângela.

Dulce Ãngela

Dulce Ângela, subsecretária de estado de Comércio e Serviços | Foto: Tamiris Barcellos

 

Pinheiral

A gestão municipal de Saúde de Pinheiral, no Vale do Paraíba, também teve destaque, com três menções honrosas.  O prefeito de Pinheiral,  José Arimathéa Oliveira, disse apesar dos grandes desafios que tem um município pequeno, a prioridade é buscar e alcançar a excelência dos serviços para levar qualidade à população. “Esperamos diminuir o tempo de atendimento aos pacientes, reduzir as demandas de pronto socorro e aperfeiçoar os serviços. Esta premiação vem mostrar ao servidor a importância do processo de gestão de qualidade no atendimento”, concluiu.

 

Equipe Pinheiral

A equipe de Pinheiral posa ao lado do Prefeito Arimathea, (à direita) | Foto: Tamiris Barcellos

Em novembro, o Viva a Rio passou a gerir e administrar  o Serviço de Pronto Atendimento, o Laboratório de Análises Clínica e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Hospital Municipal Prefeito Aurelino Gonçalves Barbosa.

(Texto: Sol Mendonça. Fotos: Tamiris Barcellos)

Postado em Notícias na tag .