Policiais serão agentes do desarmamento

Plateia formada por policiais civis assiste a palestra sobre desarmamento na Acadepol

Mais de 700 policiais civis assistiram ao primeiro seminário de capacitação de agentes do desarmamento. Realizado pelo Viva Rio, o seminário tem como objetivo informar e conscientizar policiais civis e militares, bombeiros e guardas municipais sobre a importância da diminuição da quantidade de armas em circulação no Estado.

Dados do Ministério da Justiça mostram que o Brasil tem mais de 16 milhões de armas de fogo em circulação, sendo 90% nas mãos de civis e quase metade delas ilegais. De acordo com o Ministério da Saúde, a Campanha de Desarmamento realizada em 2004/2005, que retirou quase 500 mil armas das ruas, foi uma das responsáveis pela queda de 11% do número de mortes por armas de fogo no país.

“A Polícia Civil entrou oficialmente na campanha hoje”, declarou o delegado Fernando Veloso, sub-chefe Operacional da Polícia Civil do Rio de Janeiro. O evento marcou o início da segunda fase da Campanha, quando delegacias e batalhões passam a poder funcionar como postos de entrega voluntária de armas de fogo.

Da esquerda para a direita: delegado Fernando Veloso; Antonio Rangel Bandeira; delegada Jessica Oliveira; e Luiz Carlos Silveira

O primeiro seminário foi realizado na Academia Estadual de Polícia (Acadepol), no Centro do Rio. Ao falar para mais de 700 policiais civis, o coordenador do Projeto de Controle de Armas do Viva Rio, Antonio Rangel Bandeira, reconheceu que pode ser difícil para um policial aceitar uma política de desarmamento, mas que ele precisa conhecer os motivos que norteiam a campanha. “O policial tem uma relação muito forte com a sua arma e é natural que uma campanha de desarmamento suscite dúvidas, mas é importante que ele tenha informações porque ele será o agente desta campanha”, afirmou.

Durante o seminário, que foi transmitido ao vivo por teleconferência para 26 Delegacias Legais do Estado, Rangel mostrou as estatísticas das mortes por armas de fogo no Brasil e no mundo e os resultados das campanhas de desarmamento realizadas no país.

O delegado Fernando Veloso reforçou a importância de os policiais aderirem à campanha. “É importante capilarizar e multiplicar essa consciência. Temos uma missão como agentes do Estado e vamos cumpri-la”. A equipe do Projeto de Controle de Armas do Viva Rio também realizou capacitações para os policiais militares.

 

Fotos: Igor Costa (Bola)

Postado em Notícias na tag .