Pérolas Negras goleiam Seleção das Favelas

Vitor Madeira_Viva Rio (7)

Pérolas Negras recebem troféu após derrotarem a Seleção Brasileira das Favelas por 4 a 2

Nem os quase 40°c registrados em Madureira, Zona Norte do Rio, conseguiram atrapalhar os meninos da Academia de Futebol Pérolas Negras. A equipe goleou por 4 a 2 a Seleção Brasileira das Favelas no último sábado, 8 de fevereiro, em amistoso no Estádio Aniceto Moscoso.

Os jovens haitianos abriram o placar aos 20 minutos de partida, graças à assistência de Desiré Jonel para seu companheiro de ataque Michael. Logo depois, o zagueiro Arcus Ruby aumentou para os Pérolas Negras. A Seleção das Favelas, que reúne os melhores jogadores de comunidades de todo o Brasil, reagiu aos 35 minutos, com gol de Fábio Alves. Uma tabela entre os centroavantes Fenelon e Jonel, finalizada pelo último, ampliou a vantagem dos caribenhos.

Vitor Madeira_Viva Rio (4)

Jovens haitianos (de branco) abriram uma vantagem de 2 gols ainda no primeiro tempo

A segunda metade do jogo foi mais disputada, com chances para os dois times. Após confusão na pequena área, Breno Henrique marcou o segundo para a Seleção das Favelas. Mas o dia era mesmo do artilheiro Jonel que, em jogada individual, sacramentou a vitória dos Pérolas Negras aos 38 minutos.

Vitor Madeira (6)

Pérolas Negras cantam o hino do Haiti antes do jogo: jovens ganharam
9 das 13 partidas que disputaram no Brasil

De acordo com o técnico da equipe haitiana, Rafael Novaes, os meninos ficaram extasiados quando souberam que viriam jogar no Brasil. “Eles idolatram o futebol brasileiro. Queriam muito estar aqui, trabalharam demais e merecem essa vitória”, afirmou.

Com o resultado, os haitianos chegaram à sua nona vitória em 13 jogos disputados em solo tupiniquim. A Academia de Futebol Pérolas Negras foi idealizada após o terremoto de 2010, quando o prédio onde funcionava a Federação Haitiana ruiu, causando a morte de 19 pessoas. Ao contribuir para a profissionalização do esporte no país e ajudar no desenvolvimento das divisões de base, o projeto mostra um outro lado do Haiti, focado na prosperidade, e não na pobreza já tão explorada pelos noticiários internacionais.

(Texto: Karla Menezes/Fotos: Vitor Madeira)

 

Postado em Notícias na tag .