Parceria Omega-Viva Rio abre Espaço do Viva Favela

4/12/2015

Foi inaugurado nesta sexta-feira (04/12) o Espaço de Conferências do Viva Favela, localizado no segundo andar da sede do Viva Rio, na Glória, na quinta ação da parceria entre a OMEGA-Viva Rio, que marca a contagem social para os Jogos Olímpicos Rio 2016.  Durante um ano, 12 ações serão apoiadas pela cronometrista oficial dos Jogos Olímpicos, com o objetivo de deixar um legado permanente na cidade sede das Olimpíadas.

IMG_9474

O Espaço de Conferências do Viva Favela inaugurou com lutas marcais|Foto: Tamiris Barcellos

Em prévia do Rato Fight Night, que acontece durante o evento oficial da Vila Olímpica do Engenho Novo, no sábado (12.12), profissionais envolvidos com trabalhos sociais realizados em 12 academias de comunidades da cidade fizeram uma apresentação de MMA, Muai Thay e Box no novo espaço. “O projeto profissional de MMA faz um trabalho de inclusão social em favelas, atraindo para as academias jovens de 8 a 17 anos, antes ligados ao tráfico de drogas”, explicou Yanui de Almeida, um dos organizadores do projeto.

Segundo Yanui, o projeto de MMA é preferencialmente desenvolvido em comunidades ocupadas com UPPs. Através das competições, foram conseguidos para estas localidades benefícios como asfaltamento e iluminação. “O entorno do Campo do Baronesa, na Favela do Rato Molhado, por exemplo, foi todo asfaltado”, citou.

Nesta quinta ação, a OMEGA vai ajudar a estruturar e equipar um espaço multimídia interativo do Viva Favela, projeto de jornalismo comunitário que nasceu em 2001 com o objetivo de mostrar o mundo das favelas e da periferia da cidade sob outro ponto de vista daquele abordado pela mídia tradicional. O principal objetivo é estimular a integração e a inclusão digital dessas comunidades.

IMG_9413

O gerente de loja da Omega, Giulliano Ricci, à frente dos lutadores|Foto: Tamiris Barcellos

O projeto oferece oficinas multimídias que treinam os jovens para se tornarem correspondentes da comunidade, além de manter um website cujo conteúdo é desenvolvido por esses correspondentes e outros jovens de comunidades vulneráveis. No início, o projeto vai beneficiar 60 adolescentes e jovens adultos interessados no Jornalismo Comunitário e na produção de conteúdo de mídia. No novo espaço, os participantes poderão participar de oficinas e eventos e de cursos sobre novas tecnologias e mídia. Isso inclui edição de imagens, fotografia e produção audiovisual.

O website www.vivafavela.com.br é referência nacional e já recebeu diversos prêmios. O Viva Favela também promove outras ações para pensar e discutir a favela em toda sua complexidade, como o “Diálogos Viva Favela”, uma discussão que traz atores relevantes de dentro destes territórios para discutirem com especialistas temas importantes para as comunidades.

Outra forma de apoio da OMEGA a este projeto é a campanha #omegavivario. Para cada foto publicada nas redes sociais com um coração e esta hashtag, a OMEGA doará mais 0,16 centavos de dólar para as ações comandadas pela ONG Viva Rio.

IMG_9416

Equipes do Viva Rio e do Viva Favela fazem o coração da campanha|Foto: Tamiris Barcellos

(Texto: Celina Côrtes|Fotos: Tamiris Barcellos)

 

Postado em Notícias na tag .