Outubro Rosa no Hospital Oceânico

Funcionária do Hospital Oceânico sendo maquiada em ação de Outubro Rosa – Foto: Pedro Conforte 

 

18/10/2021

Durante todo o mês de outubro, profissionais do Hospital Municipal Oceânico de Niterói participam de ações do Outubro Rosa, mês escolhido mundialmente para marcar a prevenção e o combate do câncer de mama. De ações para cuidar da autoestima até rodas de conversas com mulheres que venceram a doença, as atividades visam levar conhecimento e informações para mulheres – e também os homens – da unidade administrada pela Viva Rio.

“Quem procura acha e quem acha cura!”. Com essa frase, a fisioterapeuta do hospital, Heidy Souza Cordeiro, de 38 anos, definiu as ações do Outubro Rosa. Em julho de 2020 ela descobriu que tinha câncer de mama. O diagnóstico só foi possível graças ao autoexame que realizou semanas antes, quando percebeu um nódulo.

“Cerca de 10 meses antes, eu tinha feito exames e o ultrassom não mostrava nada.  Se não fosse o autoexame, eu não teria percebido. Com o diagnóstico precoce, tive a possibilidade de fazer todo o tratamento. Fiz cirurgia, cinco meses de quimioterapia e um mês de radioterapia”, contou.

Hoje, ela já está de volta ao hospital e trabalha na reabilitação de pacientes pós-covid, mas tirou um tempo para contar sua história para os profissionais da unidade. Além dessa roda de conversa, outras ações também foram desenvolvidas na unidade, como a presença de maquiadoras para trabalhar a autoestima das mulheres.

Doação de mechas de cabelo para a Associação dos Amigos da Mama de Niterói (Adama) – Foto: Pedro Conforte 

 

Doação de mechas de cabelo

Para além da conscientização, o Outubro Rosa do Hospital Oceânico também foi sobre ajudar o próximo. Colaboradoras da unidade doaram mechas para a Associação dos Amigos da Mama de Niterói (Adama-Niterói) confeccionar perucas para mulheres que estão fazendo tratamento contra o câncer. Foram dezenas de mechas, dos mais variados tipos de cabelo, o importante era apenas ajudar.

“O mundo todo está voltado para o combate ao coronavírus, então é mais um motivo para a gente parar alguns minutos e falar sobre o câncer de mama. Neste mês, todas as quartas realizamos ações para conscientizar as colaboradoras da unidade. Não podíamos deixar de lembrar da importância do Outubro Rosa para a saúde da mulher”, explicou Gisela Motta, diretora geral da unidade.

 

Postado em Notícias.