Os mapas das nossas vidas caíram na rede

A mesa de Cultura Digital foi uma das mais concorridas

A cartografia multimídia transforma em mapas virtuais as experiências pessoais e de grupos nos mais diversos territórios da cidade. Apoiado em recortes temáticos e produzido com o auxílio de novas ferramentas digitais, o mapa multimídia mostra a vida das pessoas no ambiente cibernético e pode figurar em diversas linguagens, como texto, vídeo, imagem e áudio.

Esse foi um dos temas abordados no “I Encontro de saberes: cultura digital, jornalismo cidadão e cartografia multimídia”, realizado pelo Viva Favela na sede do Viva Rio, em parceria com o projeto Regiões Narrativas – Inovação Criativa Transmídia. Ambos os projetos são patrocinados pela Petrobras

Moana Mayall foi uma das represententes do projeto Regiões Narrativas

Para a professora Moana Mayall, “os mapas multimídia mostram como as pessoas se locomovem, sobre o que trocam na internet e também refletem seu estilo de vida”. Ao lado de Bruno Viana, ambos  professores do projeto Regiões Narrativas, Moana ministrou a oficina  Cartografia  Multimídia.

Elizabeth Robalo e Ruth Saldanha criaram um mapa digital sobre os conflitos provocados pelas remoções e podas radicais de árvores na cidade do Rio de Janeiro. As correspondentes Paloma Barreto e Tsai Yi Jing fizeram uma cartografia dos pontos culturais de um dos bairros boêmios mais famosos do Rio de Janeiro, a Lapa. Já Adriana Assumpção e Yasmin Neves mapearam o lugar onde Yasmin perdeu as suas chaves.

"Cultura digital" foi o tema da palestra de Eliane Costa, autora do livro "Jangada digital"

Antes da oficina, a autora do livro “Jangada Digital” (Editora Azougue) e Gerente de Patrocínios da Petrobras, Eliane Costa, ministrou uma palestra sobre Cultura Digital. De acordo com ela, toda e qualquer cultura digital passa pelo entendimento do que é cultura contemporânea. “A cultura do século XXI não é vista como o acumulo de saberes, mas como uma atuação sobre algo que já existe. É uma cultura aberta que se baseia na reedição sobre algo já dentro do coletivo, e a internet auxilia nesse processo”, disse.

Viktor Chagas incentivou a participação do cidadão no jornalismo

Em sua palestra sobre Jornalismo Cidadão, o professor do departamento de Estudos de Mídia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenador editorial do Viva Favela, Viktor Chagas, ressaltou que a internet possibilita a participação de todos na edificação da informação. “O caminho do Jornalismo Cidadão aponta para o caminho da busca da cidadania que completa o processo iniciado pelo jornalismo tradicional”.

As produções dos participantes da oficina Cartografia Multimídia podem ser conferidas nos sites Fronteiras Imaginárias e Meipi.

 

Postado em Notícias na tag .