OMEGAVIVARIO lança segunda ação social

Se o Viva Rio surgiu para reagir à violência, 22 anos depois, chegou a hora de pensar no futuro e chegar mais perto das crianças. Essa é a origem do Programa Viva Primeira Infância, que inaugurou sua primeira unidade na Clínica de Saúde Madre Teresa de Calcutá, na Ilha do Governador, no bairro Bancários, como a segunda ação social para a contagem regressiva dos Jogos Olímpicos 2016 na cidade sede, em parceria com a Omega.

O espaço de 190 m², que tinha sido fechado por falta de janelas e circulação de ar, foi totalmente reformado e mobiliado pela empresa patrocinadora. Além de pufes de todas as cores, a criançada têm à disposição brinquedos como uma casinha, mini fogão e tábua de passar roupas, além das mais variadas fantasias, de pirata e mágico. Brincadeiras que reproduzem o mundo adulto no qual estão inseridas. O foco são os pequenos de 0 a 3 anos, mas os irmãos maiores também podem participar.

O trabalho com os miúdos será desenvolvido por uma psicóloga e dois visitadores, que já começaram a fazer um levantamento das cerca de 1.000 famílias da região beneficiadas pelo projeto. “A educação pela paz começa na barriga, com os primeiros registros celulares, passa pelo parto, pela amamentação e por todo o desenvolvimento da primeira idade, com suporte para ajudar no desenvolvimento motor, cognitivo e emocional dos bebês”, explica a psicóloga e coordenadora da unidade, Bruna Musumeci Soares.

Bruna Soares

Bruna Musumeci Soares: “A educação pela paz começa na barriga”| Foto: Paulo Barros

Serão criados grupos de gestantes, de pós-parto e de pais, convidados a repensar a educação de seus filhos.

Na inauguração, as crianças, imediatamente, sentiram-se em casa, em meio aos brinquedos oferecidos. As mães também integraram-se ao espaço com entusiasmo, como a professora Daniela Guedes, 34 anos, mãe de Hugo, de 2 anos. Ela leva o filho para fazer fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional no Madre Teresa de Calcutá e disse que pretende visitar o novo espaço antes da consulta: “Ele está adorando, e eu também”, afirmou.

Daniela e Hugo

Daniela Guedes está adorando o espaço, e o filho, Hugo, também| Foto: Paulo Barros

O Programa Viva Primeira Infância ajuda a expandir a prestação de assistência de saúde em comunidades vulneráveis, a fim de permitir que as crianças realizem atividades recreativas e recebam estímulos sócio-cognitivos que promovam seu adequado desenvolvimento. O espaço também estará capacitado a integrar as famílias, garantindo que cada criança tenha apoio de todos os lados.

A doméstica Monique Torres, 29 anos, mãe de Isabela, 4, e David Luiz, 2, ficou animada com a oportunidade. “Adoro a clínica, com certeza vou frequentar”, disse, enquanto os filhos se divertiam com os brinquedos. Em meio à farra da meninada, Rubem César Fernandes, diretor executivo do Viva Rio, ponderou: “Queremos que a  infância se torne um tema forte nosso”.

Monique

Monique Torres tem certeza que seu casal de filhos frequentarão a nova unidade|Foto: Paulo Barros

Para Rubem César, o principal legado de Betinho foi a ação da cidadania| Foto: Vítor Madeira

“Queremos que a infância se torne um tema forte nosso”, diz Rubem César|Foto: Vitor Madeira

 

O público poderá ajudar a turbinar o projeto através das redes sociais. Como a marca do Viva Rio é um coração, a Omega incentiva os usuários das redes sociais a postar no Instagram uma foto reproduzindo o símbolo de um coração com as mãos com a hashtag omegavivarioPara cada foto compartilhada no Instagram, Twitter ou Facebook a campanha doará U$0,16 (dezesseis centavos de dólar) para o projeto.

(Texto: Celina Côrtes|Fotos: Paulo Barros e Vitor Madeira)

Postado em Notícias na tag .