No Dia de Doar, Voluntariado promove Dia da Beleza para pessoas em situação de rua

28/11/2018

O Voluntariado do Viva Rio realizou uma ação nesta terça-feira (27), em parceria com a ONG Alfa e o Werner Coiffeur, para celebrar o Dia de Doar – um movimento global que estimula pessoas e organizações da sociedade civil a realizarem campanhas de doação. O Viva Rio aderiu à campanha e preparou um dia voltado para promover o bem-estar de pessoas em situação de rua, com café da manhã, cabeleireiros, barbeiros e massagista.

Às 7h da manhã já havia fila no ponto de encontro marcado com as pessoas que vivem em praças e ruas cariocas. Antes da programação começar foi servido um café da manhã regado a pães, bolos, bebidas e muita conversa. Logo depois, os voluntários começaram a cortar o cabelo e fazer a barba dos participantes. Ao todo foram realizados 28 cortes e 5 massagens.

Sessão de massagem durante o evento

Max chegou sorrindo e falando com todo mundo, chamava atenção pelo bom humor. Ele tomou café, e depois de cortar o cabelo e fazer a barba chamou os colegas para formar uma rodinha e ouvir um dos voluntários, que resolveu tocar violão para animar a sala onde as pessoas eram atendidas. Foi a primeira vez que Max participou de alguma ação voluntária do Viva Rio.“Tudo maravilhoso, é muito bom encontrar quem ajuda a gente, né? Quem sempre está aí pra acrescentar junto com a gente. Foi a primeira vez que eu participei e foi tudo muito bom, obrigada”.

Max com uma das voluntárias do Werner Coiffeur

Felipe Ferreira é o instrutor da Academia Werner, onde o salão forma profissionais. Ele contou que a Academia seleciona os alunos que mais se destacam na turma para participar de eventos externos. “Para os alunos é muito bacana essa integração, vai muito além de aprendizagem profissional, os alunos acabam compartilham entre eles e com as pessoas que estão participando da ação. As histórias são muito bacanas, foi muito além de cortes de cabelos”.

Felipe Ferreira ajudando no atendimento

A ação reuniu 23 voluntários que ajudaram na organização do local, distribuição do café da manhã, limpeza do espaço e fizeram os cortes de cabelo e massagem. Para o supervisor do voluntariado do Viva Rio, Diego Silva, foi uma atividade de muito sucesso. “Nós resolvemos aderir à campanha #DiaDeDoar, que é esse movimento global que promove a solidariedade e a cultura de doação e escolhe um dia para se doar qualquer coisa, tempo, agasalho, dinheiro, comida. Movimento que tem tudo a ver com o Voluntariado do Viva! A nossa proposta foi muito bem aceita e o resultado foi muito satisfatório para todos”.

Diego Silva, supervisor do Voluntariado do Viva Rio

Beatriz foi uma das voluntárias da ação e achou o dia incrível. “Só de ver a satisfação das pessoas, sabe, ter acesso à essa realidade é uma coisa que gera mais empatia. Você começa a ter um olhar diferenciado no seu dia a dia. A gente está só dando um pouquinho de dignidade à essas pessoas”.

Beatriz, à esquerda, com outras colegas voluntárias

Fotos: Vítor Madeira

Postado em Notícias na tag , , , , .