Ministro Flávio Dino se reúne com diretor de Relações Institucionais do Viva Rio

Objetivo da reunião com o ministro da Justiça e Segurança Pública foi debater estratégias de cultura de paz na sociedade 

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, recebeu o fundador e diretor de Relações Institucionais do Viva Rio, Sebastião Santos, nessa segunda-feira (17), para debater medidas de mobilização para uma cultura de paz no Brasil, com ênfase para o controle de armas de fogo para conter o aumento da violência, dos crimes de homicídio e ataques nas escolas. 

Sebastião Santos reforça a importância de rearticular a rede “Desarma Brasil”, que reúne entidades de todo o Brasil, como igrejas, associações e organizações não governamentais (ONG’s), e teve papel fundamental na construção do Estatuto do Desarmamento. “A proposta é colocar a sociedade civil em atuação, novamente, em prol do desarmamento e do controle de armas. O Viva Rio tem uma experiência grande com a campanha de desarmamento, fomos os articuladores para aprovar o Estatuto”, lembra. 

Outro tema da reunião foi a violência nas escolas e a necessidade de criar uma cultura de paz nesses ambientes. “Em ação de médio prazo, achamos ser possível fazer um trabalho com os profissionais da educação e da força de segurança, como a Guarda Municipal e a Polícia Militar e Civil, e capacitá-los para lidar com questões que envolvem armas, drogas e mediação de conflitos”, conta o diretor de Relações Institucionais do Viva Rio. 

Flávio Dino foi receptivo às propostas e se alegra em contar com instituições como o Viva Rio nas mobilizações de segurança pública. “A participação da sociedade civil é de extrema importância na defesa de uma pauta que garanta o controle de armas e a difusão da cultura de paz”, enfatiza o ministro. 

Nos próximos dias, o Viva Rio vai encaminhar uma proposta detalhada das ações a serem desenvolvidas em parceria com o Ministério da Justiça. 

 

 

Postado em Notícias.