De olho no Lixo

De olho no Lixo

Fruto de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Estado do Ambiente, o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e o Viva Rio Socioambiental, com apoio da Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), o Projeto De Olho no Lixo desenvolve trabalho de manejo correto dos resíduos sólidos na Rocinha, com o objetivo de diminuir o impacto negativo provocado pelo lixo.

O De Olho no Lixo – Rocinha considera que para conseguir resultados efetivos diante de um dos maiores problemas ambientais da atualidade – o manejo inadequado dos resíduos e seus impactos – precisa considerar aspectos estruturais (infraestrutura física, operacional e logística) e estruturantes (educação e comunicação para o ambiente, com promoção da arte e da cultura), utilizando metodologias de participação, para a promoção de geração de renda local.

O projeto sensibiliza e envolve os moradores (as) da Rocinha, nas questões ligadas ao tema Gestão de Resíduo, incentivando uma transformação na cultura do lixo – um grande problema ambiental -, em cultura do resíduo – onde há valor agregado, com geração de renda, produção artística, comunicação e educação para o ambiente. Pretende-se, deixar como legado na Rocinha, projetos sustentáveis com utilização de tecnologias sociais, tanto em unidades escolares quanto na comunidade.

Funk Verde

Curso oferecido gratuitamente pelo projeto De Olho No Lixo na Rocinha desde 2016, transforma o lixo em arte e renda.  O curso oferece aulas de percussão e teoria musical e confecção de instrumentos musicais a partir do reaproveitamento de materiais retirados do lixo. Frigideira velha, lata de tinta, cano PVC, a bombona de água e o cabo de vassoura, após alguns ajustes, adaptações e testes, ganham vida, dando origem a vários instrumentos musicais. Durante o curso, os estudantes também aprendem a identificar a musicalidade das matérias-primas, conhecendo o timbre de cada peça.

Eco Moda

Curso oferecido gratuitamente pelo projeto De Olho No Lixo na Rocinha desde 2016, transforma o lixo em arte e renda. O EcoModa oferece aulas de produção de acessórios e peças de vestuário, a partir do reaproveitamento de retalhos, tecidos, jeans usados, banners e outros materiais. O curso busca soluções para agregar às roupas um conceito ecologicamente sustentável, um trabalho de atuação em comunidades que, ao mesmo tempo, dá perspectiva de emprego e renda aos moradores (as), aliado ao reaproveitamento dos resíduos sólidos.

Agentes Socioambientais De Olho No Lixo

De abril de 2016 a maio de 2017 recolheram 640 toneladas de lixo em pontos estratégico da Rocinha, coletando diariamente os resíduos em locais de difícil acesso e onde os moradores gastam, em média, 10 minutos até o ponto de coleta da COMLURB mais próximo.

Coleta seletiva chega na Rocinha em 2017 

A partir de junho de 2017, parte do lixo produzido será separado pela comunidade, recolhido pelos catadores e destinado para a Cooperativa Rocinha Recicla. Assim, a participação da população é muito importante! Os cooperados estarão nos locais ensinando os moradores( as) a separarem e descartarem o seu resíduo.

Facebook: https://www.facebook.com/deolhonolixorocinha