Maternidade Mariana Crioula realizou parto humanizado com ajuda paterna no Dia dos Pais

Fabrício Ribeiro dando apoio à mãe, Jéssica Vitória, na sua primeira amamentação

13/8/2018

A Maternidade Mariana Crioula, do Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, comemorou o Dia dos Pais deste ano realizando um parto com a participação de um pai que foi presente do pré-natal até a hora do nascimento. A maternidade, que é administrada pelo Viva Rio desde dezembro de 2015, promove roda de conversa com gestantes e puérperas, fornecendo orientações sobre técnicas e rede de apoio do aleitamento materno. Um dos lemas reforçados pela equipe é ‘Pai não é visita!’, reforçando a importância do apoio paterno.

‘Foi um parto muito bonito, muito emocionante. A amamentação na primeira hora é fundamental para o bebê, e ver a empolgação do pai apoiando esse momento contagiou todo mundo. Eu até chorei! Ver um pai presente, ajudando em tudo no processo, não tenho nem como descrever isso. Ele cortou o cordão umbilical e está ajudando em tudo, não desgruda do bebê’, relatou a enfermeira Kaíza Márcia da Silva, que realizou o parto com a médica Paula Jordão.

Além disso, durante todo este mês, as unidades de saúde chamam atenção para o agosto dourado – campanha que tem como objetivo alertar a importância do aleitamento materno. A amamentação até uma hora após o nascimento protege o bebê de infecções e reduz a mortalidade infantil, segundo a Organização Mundial da Saúde. Já para a mãe, a amamentação reduz a depressão pós-parto, diminui a incidência de câncer e osteoporose e reduz as medidas de cintura e abdômen.

Postado em Notícias na tag , , .