Maré recebe segunda dose da vacina contra a Covid-19

A nova etapa do projeto Vacina Maré acontece nesta quinta e sexta. Sábado haverá repescagem da primeira dose

Foto: Redes da Maré

 

14/10/2021

A campanha de vacinação em massa contra a Covid-19 no Complexo da Maré voltou nesta quinta-feira (14/10) para completar o ciclo de imunização dos moradores com a segunda dose da vacina AstraZeneca. A ação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Fiocruz e a organização não-governamental Redes da Maré, acontece nesta quinta e na sexta-feira (15/10) com os moradores de 18 anos ou mais que participaram da primeira etapa da campanha. No sábado (16/10) haverá repescagem para quem ainda não tomou a primeira dose.

A aplicação da segunda dose da vacina foi organizada por faixa etária. Nesta quinta, serão vacinadas pessoas com 25 anos ou mais; na sexta, moradores com 18 anos ou mais. Já no sábado, quem ainda não tomou a primeira dose e tiver 18 anos ou mais poderá se vacinar.

A cerimônia de abertura do “Vacina Maré” foi na Clínica da Família Adib Jatene, sob gestão do Viva Rio, e contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz. O grupo do projeto musical Panderolando Maré e a Orquestra Maré do Amanhã tocaram no evento.

Os postos funcionarão das 8h às 17h nas clínicas da família e centros municipais de saúde do Complexo e nas associações de moradores de Baixa do Sapateiro, Marcílio Dias, Parque União, Morro do Timbau, Rubens Vaz, Vila do Pinheiro e Roquette.

Na primeira etapa do “Vacina Maré”, que aconteceu entre os dias 29 de julho e 1° de agosto, 36.929 pessoas foram vacinadas, superando a expectativa inicial da ação, que era de imunizar 30 mil moradores da comunidade.

O estudo na Maré é conduzido pela Fiocruz (que fabrica no Brasil o imunizante contra Covid-19 da AstraZeneca) e avaliará aspectos como a efetividade da vacina (medindo anticorpos e verificando a taxa de proteção direta conferida); a imunidade de rebanho (proteção indireta); a ocorrência de eventos adversos pós-vacinais nos imunizados; a transmissão e circulação de diferentes variantes; e a dinâmica epidemiológica do coronavírus no complexo de comunidades.

 

 

Postado em Notícias.