Madureira recebe Clínica de Saúde da Família

Clínica de Madureira tem atendimento diferenciado para mulheres, obesos e polo de dengue

O bairro de Madureira agora tem mais uma unidade de saúde. O prefeito Eduardo Paes e o secretário Municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, inauguraram a Clínica da Família Souza Marques, a primeira que conta com oito equipes de Saúde da Família e três de Saúde Básica Bucal. Esta é a 58ª Clínica da Família do município.

Também já está em funcionamento na unidade o pólo temporário de dengue, já que Madureira, ao lado de Bangu, é uma das regiões com maior índice da doença no município.

“Esta clínica vai acabar com a angústia dos moradores da região, pois ela está preparada para prestar o atendimento primário e para resolver 90% dos problemas de saúde”, disse Paes.

Prefeito ressaltou a importância do atendimento primário e da prevenção

O prefeito ressaltou que a equipe de saúde que atuará na unidade também terá a missão de estabelecer uma cultura de prevenção entre os pacientes. Os moradores poderão participar de grupos educativos e terapêuticos e ações de prevenção, como vacinação, além de receber visitas domiciliares por profissionais de saúde, quando indicado.

De acordo com o secretário Hans Dohmann, com a inauguração da unidade, a prefeitura passa a oferecer cobertura de atenção básica para 46% da população da região de Madureira e adjacências. “Isso representa uma revolução no atendimento”, afirmou o secretário. Esta é a sexta clínica da área de planejamento (AP) 3.3 e conta com oito equipes de saúde da família e três de saúde bucal. A unidade tem capacidade de atender a 32 mil moradores e realizar 3.200 consultas médicas mensais, além dos demais procedimentos e serviços oferecidos.

Equipe da Viva Rio OS, durante a inauguração

Em breve, a unidade abrigará ainda o terceiro Centro de Referência de Obesos da cidade, que oferecerá atendimento especial para pacientes com sobrepeso e obesidade mórbida. O Centro terá consultório, salas de atividades de grupo e orientação nutricional e equipamentos especiais, como macas para até 200 kg, balança de até 300 kg, cadeiras especiais para pacientes com obesidade e aparelho de pressão para obesos.

O espaço é vinculado a centros de referências do Sistema Único de Saúde (SUS) para a realização da cirurgia de redução de estômago para, se houver necessidade, preparar os pacientes para a realização da cirurgia.

A Clínica Souza Marques possui consultórios médicos, de enfermagem e de odontologia, além de salas de coleta de exames, vacinação, ultrassonografia, procedimentos como nebulizações, injeções, curativos e observação clínica, escovário, salas de reunião, espaço para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e para os agentes de endemias e um centro de cultura e ideias que homenageia a médica Dilma Gladys Silva de Medeiros, diretora da Policlínica Alberto Borgeth. A unidade foi construída no antigo prédio do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (Iaserj), que estava abandonado e foi cedido pelo governo do estado.

Postado em Notícias na tag .