Poder Judiciário do Rio de Janeiro promove cidadania itinerante

Você gostaria de se casar ou se divorciar e não tem dinheiro? Questões como essas poderão ser resolvidas, gratuitamente, no atendimento à população promovido pela Justiça Itinerante do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro no próximo domingo (04), de 9h às 15h, na Praça Luís de Camões, ao lado do Memorial Getúlio Vargas, na Glória. O objetivo é contribuir para a universalização e democratização do direito de acesso à Justiça.

Durante a ação também será possível tirar registro de nascimento, realizar casamento, União Estável ou divórcio; reconhecer paternidade ou maternidade; pedir pensão alimentícia, guarda de criança ou adolescente, tutela de criança ou adolescente e ainda reclamar de serviços contratados e não prestados, entre outros. Para tal, é necessário levar o original e cópia dos documentos exigidos, bem como carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.

O programa prevê a visita programada de uma Unidade Volante montada como um Órgão Jurisdicional Itinerante, dotada de equipamentos, mobiliário e pessoal adequados à prestação jurisdicional nas áreas de Família, Infância e Juventude, Registro Civil e Especial Cível.

Integram a equipe de cada Ônibus da Justiça Itinerante um Juiz de Direito, um Promotor de Justiça e um Defensor Público, além de serventuários da Justiça e pessoal de apoio, como motorista, segurança e técnico de informática.

Postado em Notícias na tag .