Jovem Aprendiz


05/01/2012

  Compartilhe:   Compartilhe com o Facebook   Compartilhe com o Twitter

O programa, iniciado em 2006 no município de Macaé, é uma das mais bem-sucedidas experiências de inserção de jovens e adolescentes, em situação de risco, no mercado de trabalho. O Viva Rio assume o cadastramento, a seleção e o treinamento durante o estágio nas empresas parceiras.

O Jovem Aprendiz promove a qualificação profissional e cidadã de jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica, além de incentivar a continuidade dos seus estudos. Por meio de parcerias com diferentes empresas, contribui para a inclusão social, o desenvolvimento humano e o exercício da cidadania. O programa já beneficiou mais de 1.500 jovens.

O Viva Rio proporciona a empresas parceiras facilidades de se adequarem às exigências da Lei 10.097, que determina a contratação de jovens entre 14 e 24 anos, numa proporção de 5% a 15% do quadro efetivo de funcionários, garantindo sua formação profissional.

Os escolhidos são preparados para o mercado de trabalho, sem deixar de lado a educação para a vida em sociedade. Durante o curso de qualificação, os alunos aprendem atividades da rotina de uma empresa, como atendimento ao cliente, arquivamento, noções de contabilidade, trabalho em equipe, expressão oral, escrita e pesquisa. Recebem também orientação sobre ética e moral, direitos humanos e trabalhistas, sexualidade, drogas, comportamento no ambiente profissional e empreendedorismo.

O programa tem duração de 24 meses, sendo seis de qualificação e 18 de vivência profissional nas empresas. Os aprendizes recebem salário, vale-transporte e vale-refeição e têm carteira assinada e direitos trabalhistas garantidos. Para participar, devem estar matriculados no sistema de ensino escolar com frequência comprovada.

O acompanhamento social e pedagógico é realizado por uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, pedagogo, psicólogo e advogado, que verifica a atuação dos participantes em seu ambiente familiar, na escola e na empresa.

O Viva Rio assume toda a execução do programa e se encarrega de assinatura das carteiras de trabalho, fornecimento de vales- transporte e vales-refeição, controle da documentação e consultoria jurídica.

Para prestar esses serviços com excelência, a instituição mantém salas de aula climatizadas, laboratório de informática com acesso à internet, material didático próprio e uma equipe de profissionais qualificados. O resultado é que 90% das empresas parceiras no Jovem Aprendiz renovaram seus contratos. Hoje, são atendidas mais de 20 empresas em oito municípios do Rio, envolvendo cerca de mil jovens.

Entre as empresas parceiras estão Petrobras, Pan Marine, Noble do Brasil, Queiroz Galvão, ExproGroup, Vigo (Grupo Facility), Tomé Engenharia, Hospital São João Batista, Transocean do Brasil, BJ Services.

Contato:
Regional do Viva Rio em Macaé
Tel.: (22) 2762-7347