Jovem Aprendiz promove oficina de fotografia no Museu do Amanhã

22/11/2018

Cerca de 15 integrantes do programa Jovem Aprendiz participaram de um workshop de fotografia na área externa do Museu do Amanhã. A oficina, oferecida no dia 14 de novembro, faz parte do currículo de formação dos jovens, que contempla aulas teóricas e práticas. A oficina foi separada em três módulos, com a preocupação de refletir sobre a realidade dos alunos.

Fernanda Santos, educadora do Viva Rio, foi a responsável pelos encontros. “Os alunos estão estudando dispositivos periféricos e o celular é um deles. Aproveitamos que temos dois alunos que conhecem mais o universo da fotografia e resolvemos promover essa oficina para que eles possam trocar informações e conhecimento”, ressaltou.

Fernanda Santos, educadora do Viva Rio

William e Rodrigo fazem parte da turma de Tecnologia da Informação do Jovem Aprendiz e ministraram o workshop. William tem 23 anos e há dois trabalha em uma empresa parceira do programa do Viva Rio. Ele é fotógrafo e logo se disponibilizou a passar seus conhecimentos aos colegas, que se mostraram animados e dispostos com a ideia. “Foi a primeira vez que eu ministrei algum curso, eu e o Rodrigo preparamos três aulas, uma com apresentação dos equipamentos e conceitos, a segunda aula está sendo essa aqui no Museu do Amanhã e a terceira vai ser sobre a edição dessas fotos”.

Os responsáveis pelo workshop: Rodrigo e William

Rodrigo Pimenta é designer e Jovem Aprendiz há dois anos. Para ele, a intimidade construída entre os 15 jovens da turma facilitou a troca de experiências. “Como estudamos juntos, é bem mais fácil de lidar e trabalhar junto. Na próxima aula vamos direcionar essas imagens para o mercado de trabalho, mostrar como podemos trabalhar essas fotografias no campo do design gráfico ou em outras áreas que eles podem ser contratados”, destacou.

Para Fernanda, é muito importante a diversidade de matérias na formação do jovem profissional. “Dentro do programa Jovem Aprendiz esperamos oferecer competências para que eles conectem os conhecimentos com a própria realidade. Alguns trabalham na comunicação de empresas, outros trabalham na área de TI, então é muito importante oferecermos cursos diversos. A nossa intenção é formar profissionais com conhecimentos técnicos, mas também bons cidadãos, com uma visão de mundo mais humana”.

O Jovem Aprendiz aposta na educação e na qualificação profissional como meios de ajudar jovens a se qualificar e buscar uma vida melhor. Um dos principais desenvolvedores do programa no estado do Rio de Janeiro, o Viva Rio prepara jovens de 14 a 24 anos para o mercado de trabalho e também faz o acompanhamento durante o período de contratação por uma das empresas parceiras.

Fotos: Vítor Madeira

Postado em Notícias na tag , , .