Janeiro Branco: Viva Rio promove palestras e rodas de conversa sobre saúde mental

Karen Jones, psicóloga do Cuidando de quem cuida em palestra no Hospital Albert Schweitzer 

 

26/01/2023

Em prol do bem-estar mental e emocional de seus colaboradores, o Viva Rio, através do programa Cuidando de quem cuida, promoveu uma série de palestras e rodas de conversa com o tema “Felicidade e saúde mental” ao longo deste mês, quando acontece a campanha Janeiro Branco. O movimento tem por objetivo chamar a atenção para as necessidades relacionadas à saúde mental.

Os encontros reuniram dezenas de profissionais, que ouviram atentamente a palestra ministrada por Karen Jones, psicóloga do Cuidando de quem cuida. “O Janeiro Branco existe para lembrarmos de incluir em nossas metas anuais o cuidado com a saúde mental”, conta Karen. 

A psicóloga acredita que é importante fazer esses eventos nos territórios onde atuam profissionais de saúde para “relembrar aos trabalhadores do SUS que saúde mental não trata-se de diagnósticos, patologias e sintomas a serem tratados. Saúde mental é estar apto mentalmente para se cuidar e avançar e, por consequência, ter uma vida mais feliz e plena”. 

Colaboradoras do Hospital Oceânico na palestra “Felicidade e saúde mental”

 

Nas conversas também houve momentos de muita risada e cumplicidade entre os participantes. Para Larissa Monção, auxiliar de serviços gerais no Hospital Oceânico, foi muito importante esse encontro. “Acabamos de entrar em um novo ano e muitos ficam preocupados por não terem conseguido alcançar as metas de 2022, o que traz uma pressão ainda maior para 2023. Esse encontro serviu exatamente para aliviar nosso fardo. Foi um momento de aprendizado, principalmente sobre nós mesmos”, contou.  

Iarima de Moraes Ramos, assistente administrativo no Hospital de Piedade, sente que os profissionais de saúde vivem sob uma pressão dupla: “Acho super importante essas conversas, porque além da pressão diária do trabalho, vivemos sob pressão todos os dias por trabalhar em um hospital”. Ela reforça a importância das empresas cuidarem de seus colaboradores. “Uma empresa que cuida da nossa saúde mental, não cuida apenas do profissional, mas da pessoa. Muitos não têm tempo de se cuidar, por isso, quando ações como esta chegam no nosso local de trabalho, a gente aproveita ao máximo”.

As palestras e rodas de conversa aconteceram nos hospitais Oceânico Dr. Gilson Cantarino (Niterói), Albert Schweitzer (Realengo), Municipal da Piedade, na Clínica da Família Valdecir Salustiano Cardozo (Cosmos) e na sede do Viva Rio (Ipanema). 

Postado em Notícias.