Inaugurada nova Clínica da Família em Irajá

27/3/2018

O Viva Rio e a Prefeitura do Rio de Janeiro inauguraram, nesta terça-feira (27/03), a Clínica da Família Amaury Bottany, em Irajá, na comunidade de Rio D’Ouro. Com o novo espaço, o Viva Rio amplia a sua rede e passa a gerir 77 unidades de saúde e 440 equipes de saúde da família.

A Clínica, situada na Avenida Monsenhor Félix, 512, vai beneficiar 14 mil pessoas da região com quatro equipes (Pereira de Araujo, Cisplatina, Encantamento e Honório de Almeida) e uma de saúde bucal. A previsão é de que sejam realizadas 1,6 mil consultas médicas por mês, além dos demais procedimentos realizados pela equipe multidisciplinar composta por sete médicos, quatro enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem, 20 agentes comunitários de saúde, um cirurgião dentista, um auxiliar de saúde bucal, um farmacêutico, um oficial de farmácia, além de pessoal administrativo.

A Clínica da Família Amaury Bottany tem 12 consultórios, sala de procedimentos/coleta, sala de curativos, sala de imunização, sala dos agentes, sala de saúde bucal, sala de esterilização, farmácia e almoxarifado, centro de cultura e ideias, sala de raio-x e sala de ultrassom. Entre os serviços oferecidos pela unidade estão consultas individuais e coletivas, visita domiciliar, pré-natal; realização do teste do pezinho; imunização; curativos; planejamento familiar e vigilância em saúde.

Com a nova clínica, a Área Programática 3.3, administrada pelo Viva Rio, chega a 65,45% de cobertura da Estratégia Saúde da Família para os moradores, que contam com dois hospitais, três maternidades, 22 clínicas da família, 12 centros municipais de saúde e quatro centros de atenção psicossocial (CAPS).

Sobre o homenageado

Amaury Bottany nasceu em 16 de fevereiro de 1936. Carioca nascido em Irajá e residente da Rua José Borges, ele constituiu família e criou seus três filhos. Foi uma reconhecida liderança no bairro, lutando por obras como praças e benfeitorias para o bairro. Seu escritório de contabilidade já completou 60 anos, além de ser um comerciante reconhecido no território. Em 6 de novembro de 1996, recebeu a medalha Pedro Ernesto. Ele faleceu há 17 anos.

Postado em Notícias na tag , , , , .