Hospital Municipal Albert Schweitzer vai receber projeto “Lean nas Emergências”

Equipe do “Lean nas Emergências” em visita ao Hospital Municipal Albert Schweitzer

 

18/11/2022

O Hospital Municipal Albert Schweitzer foi escolhido para fazer parte do projeto “Lean nas Emergências”, do Ministério da Saúde, que tem por objetivo reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos do Brasil utilizando ferramentas de gestão para otimizar processos. O projeto acontece por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). 

Nesta semana, a equipe do “Lean nas Emergências” visitou a Coordenação Regional de Emergência (CER) da unidade para conhecer os critérios em relação ao procedimento de entrada do paciente. Foram analisadas as salas de classificação de riscos, os consultórios e a sala de hipodermia. Como o projeto busca revisar processos, eliminar desperdícios e criar fluxos contínuos, o intuito no Albert Schweitzer foi mapear os pontos de cuidado para suprir a demanda da unidade. 

Para Kamila Conde, diretora-geral do hospital, o projeto chegou ao Hospital Municipal Albert Schweitzer na hora certa. “O projeto veio no melhor momento da unidade. Passamos pelo primeiro ano de gestão do Termo de Colaboração com a Secretaria Municipal do Rio, o que nos permitiu conhecer o perfil da unidade e os principais nós críticos. Agora, estamos prontos para rever nossos fluxos, buscando mais eficiência na assistência ao paciente. O Lean nos permitirá racionalizar recursos, otimizar espaços e, com isso, aumentar nossa capacidade de atender cada vez mais usuários com qualidade e agilidade”.

Postado em Notícias.