Hospital Albert Schweitzer comemora o Dia Mundial da Segurança do Paciente

Coordenadora Médica UTI Neonatal, Luciene Amaral palestra sobre a importância do cuidado à mães e recém-nascidos –Foto: Divulgação HMAS

 

Na última sexta-feira (17), o Hospital Municipal Albert Schweitzer, unidade de referência para a Zona Oeste carioca, promoveu um evento em comemoração ao Dia Mundial da Segurança do Paciente. Este ano, a data tem o slogan “Aja agora para o parto seguro e respeitoso”, escolhido pela Sociedade Brasileira de Segurança do Paciente (Sobrasp).

O Coordenador Médico da Maternidade, Juciney Pacheco, e a Coordenadora Médica UTI Neonatal, Luciene Amaral, estiveram à frente das palestras, promovidas para mobilizar os profissionais de saúde em relação aos cuidados com o parto. As conversas trataram da evolução da segurança do paciente e da importância de um atendimento seguro à mãe e ao recém-nascido.

“Acredito que a temática escolhida pela Sobrasp, no ano de 2021, se deve ao grande número de óbitos maternos (morte de mães durante a gestão ou logo após o parto). De acordo com estudos, nota-se um aumento de mais de 300% este ano, quando comparado ao ano de 2020, por causa da pandemia da Covid-19”, aponta Juciney Pacheco.

Segundo o Coordenador Médico da Maternidade do Albert Schweitzer, é preciso uma capacitação de diversos setores da saúde para evitar a morte de mulheres no trabalho de parto:

“A hipertensão, hemorragia pós-parto, abortos, as infecções e o parto obstruído são complicações que ocorrem em mais de 90 % das vezes dentro dos hospitais. É preciso, capacitar as equipes para evitar que casos clínicos como esses se repitam. Por isso, defendo muito a criação de uma rede e de uma conectividade com diversos setores, desde a atenção primária até os serviços mais especializados.”

 

 

 

Postado em Notícias.