Hospital Albert Schweitzer: 39 anos a serviço da saúde dos cariocas

A unidade, referência em atendimentos de urgência e emergência na Zona Oeste do Rio de Janeiro, marcou a data com cerimônia festiva nesta quarta-feira (24/11)

Colaboradores com mais de 30 anos de serviço no Albert recebem “Certificado de Reconhecimento do Colaborador” – Foto: Divulgação HMAS

 

24/11/2021

O Hospital Municipal Albert Schweitzer (HMAS), localizado em Realengo, Zona Oeste do Rio de Janeiro, completou 39 anos de serviço à população nesta quarta-feira (24/11). A unidade, sob gestão do Viva Rio, promoveu uma cerimônia festiva que contou com a presença do subprefeito da Zona Oeste, Diogo Borba, da coordenadora-geral de Emergência da Área Programática 5.1, Eneida Reis, do presidente e do coordenador-geral de Saúde do Viva Rio, respectivamente Sebastião Santos e José Ricardo Pacheco, entre outros gestores da instituição. Lideranças comunitárias da região também marcaram presença, além da direção e de colaboradores do hospital.

O evento teve depoimentos emocionantes de colaboradores com mais de 30 anos de trabalho no Albert Schweitzer, homenagens e entregas do “Certificado de Reconhecimento do Colaborador”. Também contou com discursos dos representantes do Viva Rio, do subprefeito da Zona Oeste e da diretora geral do HMAS, Fernanda Ribeiro. Uma apresentação musical de violino com Jason de Assis Libório, fisioterapeuta do CTI adulto, embalou a comemoração, que fechou com um coquetel.

A diretora da unidade, Fernanda Ribeiro, falou sobre a importância da atenção para além do paciente. “O cuidado fala de uma família que sofre, de uma equipe que acolhe. O trabalho do hospital não se resume a tratar um paciente, mas, sim, a cuidar dele. Eu não consigo entender um hospital que não cuida”, discursou a médica.

O presidente do Viva Rio, Sebastião Santos, falou sobre a importância do hospital e dos colaboradores. Para ele, há um forte sentimento de pertencimento: “Aqui tem pessoas que deram e doam as suas vidas todos os dias para acolher outras pessoas”. Sobre a gestão do Viva Rio, ele reforçou que a organização quer contribuir para que o hospital seja cada vez melhor, e que seja o que todos desejam – tanto colaboradores, quanto usuários.

Entre os colaboradores homenageados estava a pediatra Dione Freitas, que está no Albert Schweitzer há 41 anos. Ela chegou como acadêmica bolsista quando no local ainda funcionava o Hospital Padre Olivério Kraemer. “Aqui aprendi tudo o que sei, vivi muitas histórias que me fizeram ser quem sou hoje”, contou, emocionada.

Seu Luiz Antônio Mascarenhas, que trabalha na unidade desde o começo, há exatos 39 anos, também foi homenageado. Ele é artífice de saúde e relembrou as modificações ocorridas ao longo dos anos no hospital. “Eu lembro das obras, de cada mudança. Faço tudo o que posso para que essa unidade progrida”.

Apresentação musical de violino com Jason de Assis Libório, fisioterapeuta do CTI adulto – Foto: Divulgação HMAS

 

De acordo com a direção do Albert Schweitzer, nos últimos seis meses, foram feitos 57.911 atendimentos médicos, 2.647 cirurgias e 8.288 internações. Os atendimentos obstétricos somaram quase 9 mil e mais de 2 mil partos foram realizados. A pesquisa de satisfação realizada nesse período mostrou que 84,5% dos pacientes saem muito satisfeitos com o atendimento.

O Hospital Municipal Albert Schweitzer foi inaugurado em 1982 e municipalizado em janeiro de 2016. É referência no atendimento de urgência e emergência para toda a Zona Oeste do Rio de Janeiro, sendo capaz de atender mais de 10 mil pessoas por mês nas seguintes especialidades e serviços: Clínica Médica, Cirurgia Geral e Pediátrica, Ortopedia, Pediatria, Obstetrícia, Neonatologia e Terapia Intensiva (adulto, pediátrica e neonatal).

O HMAS tem quase 2,5 mil funcionários e 396 leitos, dos quais 102 são de Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Possui 54 leitos de maternidade e capacidade para realizar cerca de 300 partos mensais. Conta, também, com 23 leitos de UTI neonatal.

Desde 30 de abril de 2021, o Albert Schweitzer está sob a gestão do Viva Rio.

 

Postado em Notícias.