Gingando pela Paz Haiti completa quatro anos

Em um belíssimo e emocionante relato, o mestre Saudade fala sobre as dificuldades, os aprendizados e as descobertas que vivenciou desde a implementação do Gingando pela Paz Haiti, em 2008. Hoje, quase 500 jovens e crianças participam do projeto do Viva Rio, que utiliza a capoeira como ferramenta para a construção da paz, o autoconhecimento e o crescimento pessoal e profissional. Leia o relato abaixo e conheça um pouco mais sobre o Gingando pela Paz.

Flávio Saudade: "Entre dificuldades, quedas e alegrias, seguimos. Cantando e encantando. Juntos pelo ideal de um mundo melhor"

Prezadas amigas e amigos, companheiros de luta e de fé. Camaradas, malungos, companheiros de viagem.

Este é um dia realmente especial para todos nós. Há quatro anos eu desembarcava nesta terra chamada Haiti, berimbau na mão, um sonho, uma missão no coração. Sim, muitas dúvidas, ansiedade. Sim, medo, medo do desconhecido… Porém, em contrapartida, muito confiante da minha capacidade, seguro dos ensinamentos do meu mestre, consciente da minha responsabilidade e, sobretudo, da força de transformação daquilo que eu carregava: a Capoeira, o meu signo.  

E o berimbau deu o chamado. Ouvi a voz que vinha de Aruanda: “Levanta, negro, é hora de trabalhar!” Levantei. Arrumei com cuidado e carinho minha família e amigos no coração. Juntei livros e pertences na mala. E parti.

Porém, eu sabia, não estava só, carregava comigo uma legião de benfeitores, carregava comigo a ancestralidade, este luzeiro que jamais se apaga e que nos guia a cada dia. E nem cumpriria essa missão sozinho. Como um dia um mestre havia me dito, aqueles que eu devia encontrar já estavam me esperando. E os encontrei, macerados pela violência de serem privados dia a dia dos direitos mais básicos; combalidos por uma vida que só quem vive é capaz de dizer o que é. Mas ricos, dignos e fortes como poucos podem compreender. E eles também ouviram o chamado.

Aula de capoeira em Kay Nou, sede do Viva Rio no Haiti

Hoje, gostaria de compartilhar com cada um de vocês este grande dia. Gostaria de agradecer a cada um de vocês, que contribuíram e que contribuem para que sigamos em frente, para que o berimbau siga com a sua missão nesta terra. Um especial agradecimento a Beija-flor, ao Nó Cego, que seguem fazendo parte da nossa família. Ao meu mestre, mestre Marcos Wagner, que segue nos enviando suas boas energias e me orientando, aos mestres que aqui estiveram nos abençoando com o seu Axé, mestra Borboleta, mestre Régis e mestre Batata. Ao amigo Kazan, que sempre nos apoiou.

Por fim, mas não menos importante, a toda nossa equipe, que caminha lado a lado conosco, e a todos os nossos alunos que nos impulsionam e nos trazem a certeza de que estamos no caminho certo.

A todos vocês, nosso fraterno e apertado abraço.

Vamos gingar, Gingando Pela Paz Haiti!

Mestre Saudade.

Roda de capoeira do Gingando pela Paz numa praça de Porto Príncipe

Postado em Notícias na tag .