Doação de sangue: Flamengo faz gol de solidariedade

“Atenção nação rubro-negra! Doar sangue é simples, não dói e vai ajudar muita gente. Faça uma doação”. Esse foi o apelo do técnico do Flamengo, Jayme de Almeida, e os ex-jogadores Adílio e Julio César “Uri Geller” durante ação no Hemorio, nesta quinta-feira, dia 6. O clube rubro-negro foi uma das equipes cariocas que aderiu à edição especial da campanha “Salvando Vidas, Gota a Gota”, que pretende mobilizar as torcidas dos times do Rio para doar sangue.

DSC_0205

técnico do Flamengo, Jayme de Almeida, participa da ação da campanha “Torcida da Vida” e doa sangue no Hemorio

Jayme é um doador assíduo e acredita que essa simples ação vai ajudar muitas vidas. O pensamento é compartilhado por Uri Geller, que vê a doação de sangue como um ato de amor e responsabilidade. “Temos que fazer a nossa parte e ajudar aqueles que mais precisam. Essa ação é mais importante que a goleada do Flamengo. Vir aqui é goleada de 10 a 0”.

A ação “Torcida da Vida” mobilizou pacientes e profissionais do hemocentro, que ficaram empolgados com a presença de grandes ídolos. Gabriel Galvão, 15 anos, que há três anos trata uma leucemia, recebeu de presente um panetone dos atletas rubro-negros. “Fiquei muito emocionado por estar com grandes nomes do flamengo. Ações como essa são muito importantes para que vidas sejam salvas”, disse.

O jovem flamenguista também aproveitou a oportunidade para fazer um pedido aos craques. “Queria que também mobilizassem a torcida para doar medula óssea, pois eu e muitos meninos precisamos”. Emocionado, o jovem disse que vai guardar esse momento para sempre em sua memória.

O paciente do Hemorio e flamenguista roxo, Guilherme Galvão, se emociona ao receber presente dos craques

O paciente do Hemorio e flamenguista roxo, Guilherme Galvão, se emociona ao receber presente dos craques

Diretora-geral do Hemorio, Simone Silveira acredita que vincular a imagem da saúde ao esporte é uma forma de mobilizar a população para doar sangue. “As pessoas associam a imagem de um atleta a coisas positivas, então temos certeza que essa campanha vai ser de grande ajuda para aumentar nosso estoque de hemoderivados”.

A campanha também recebeu o apoio de artistas que se reuniram para um ensaio assinado pelo renomado fotógrafo e cineasta Marcoz Gomez. Rodrigo Santos (Barão Vermelho), Daniel Del Sarto, Gil Coelho, Sandro Pedroso, Alex Reis, Igor Tripolli, vestindo a camisa de seus times de coração, convocaram os torcedores a doar sangue e fazer parte da “Torcida da Vida”.

Os atores Mateus Solano e Rafael Calomeni, o humorista Paulo Gustavo e o apresentador Serginho Mallandro também apoiam a causa e vão enviar fotos em família com a camisa da “Torcida da Vida”.

IMG_5656

Essa foi a primeira ação da campanha “Torcida da Vida”, que pretende mobilizar os torcedores para doar sangue no Hemorio

“Salvando Vidas, Gota a Gota” é uma iniciativa do Programa do Voluntariado do Viva Rio que tem por objetivo aumentar o estoque de sangue e hemoderivados nos hemocentros da cidade. Criada em 2011, a iniciativa já salvou mais de 3 mil pessoas.

 
Texto: Flávia Ferreira / Fotos: Roberta Machado e Tamiris Barcellos
Postado em Notícias na tag .