Evento marca gestão do Viva Rio no hospital de Acari

21/12/2015

O drama das Mães do Hospital de Acari impactou o café da manhã realizado nesta segunda-feira (21) pelo Viva Rio no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla. O evento marcou a co-gestão da unidade de saúde pela instituição, iniciada em 15 de dezembro. As mulheres ouviram a promessa do novo diretor-geral, José Perrota: “Vamos fazer a maternidade ser referência”.

Vitor Madeira_Viva Rio (2)

O novo diretor geral do Hospital Ronaldo Gazolla, José Perrota|Foto: Vitor Madeira

O bebê da sobrinha de Samanta Oliveira, 40 anos, faleceu no hospital logo após o nascimento e foi de Samantha a iniciativa de criar a página Mães do Hospital de Acari, em 2014, no mesmo ano do falecimento, hoje com mais de 600 participantes. “Ela entrou aqui para dar à luz, e seu filho saiu no caixão. Não queremos mais ser negligenciadas, não queremos enterrar nossos filhos”, fulminou Samantha.

Vitor Madeira_Viva Rio (16)

Samantha Oliveira criou a página Mães de Hospital de Acari em 2014 | Foto: Vitor Madeira

O evento começou em clima de grande confraternização à mesa do café da manhã do auditório lotado.”Fizemos um contrato prorrogável de 180 dias para botar a casa em ordem. Por enquanto estamos avaliando as deficiências para fazer a engrenagem funcionar”, antecipou Perrota.

Vitor Madeira_Viva Rio (13)

O auditório do Hospital Ronaldo Gazolla ficou lotado durante o evento|Foto: Vitor Madeira

Uma das primeiras tarefas é reestruturar o RH e os 858 funcionários da casa já começam a ser contratados. “Haverá uma revisão de caso a caso, pessoa por pessoa”, esclareceu o diretor executivo do Viva Rio, Rubem César Fernandes, referindo-se, sobretudo, aos médicos responsabilizados pelas mães pela morte de seus bebês. A gerente de Gestão de Pessoas do Viva Rio, Savana Pressi, observou que há possibilidade de ampliação do quadro funcional “porque há vagas em aberto.”

Vitor Madeira_Viva Rio (8)

Rubem César (no centro), ao lado de Seu Amaro, do Conselho do Viva Rio|Foto: Vitor Madeira

 

Vitor Madeira_Viva Rio (3)

Savana Pressi vê possibilidade de ampliação do quadro funcional | Foto: Vitor Madeira

Inaugurado em 2003, além da maternidade, o Hospital Raul Gazolla dispõe de clínica médica, centro de cirurgia-geral, UTI de neonatologia (para recém-nascidos), ambulatório de especialidades como gastroenterologia, nefrologia e cardiologia, entre outras, e de uma ala destinada aos pacientes de saúde mental. Oferece ainda, a gestantes, o Projeto Cegonha, com orientação e kit maternidade, uma bolsa com roupinhas, toalha e manta para o bebê. Ao falar para o auditório, Rubem César garantiu: “Justiça na condução do hospital, acabando com os privilégios”.

Vitor Madeira_Viva Rio (6)

Rubem César Fernandes prometeu o fim dos privilégios | Foto: Vitor Madeira

Olho no olho

O diretor médico Marcelo Tavares lembrou que é fundamental para o Viva Rio “o olho no olho, a humanização do processo” e convidou os moradores e lideranças presentes a formar comissões que representem as demandas gerais. O coordenador da Ouvidoria da instituição, Maurício de Castro, acrescentou: “Vamos ouvir e acolher os usuários, uma escuta que possa fazer a diferença para subsidiar a gestão”.

Vitor Madeira_Viva Rio (12)

Marcelo Tavares prometeu olho no olho para melhorar o atendimento|Foto: Vitor Madeira

Coordenadora da Rede de Desenvolvimento do Viva Rio, Daiana Albino informou que serão escutadas as demandas dos funcionários para que estes possam melhorar a qualidade do atendimento. Já a coordenadora do projeto Viva Primeira Infância, Bruna Soares, falou do cuidado especial dedicado às crianças de 0 a 3 anos para garantir um desenvolvimento saudável. E a coordenadora do Voluntariado, Cibele Dias, convidou todos a participarem da rede solidária do Viva Rio.

Lideranças presentes ao café da manhã expuseram suas principais demandas e se dispuseram a continuar participando desta nova etapa do Hospital Ronaldo Gazolla, a fim de contribuir para que sejam atingidos os melhores resultados.

(Texto: Celina Côrtes | Foto: Vitor Madeira)

Postado em Notícias na tag .