Estações Futuro aliam alta tecnologia à educação

28/7/2016

Com aulas didáticas online de reforço escolar e tecnologias digitais acessíveis, o projeto Estações Futuro, do Viva Rio, foi lançado na quarta-feira (27), às 13h, no Espaço Criança Esperança, no Cantagalo, na zona Sul da cidade. Com meta de se tornarem referência em tecnologia de ponta no Rio de Janeiro e oferecerem um processo inovador de educação e aprendizado, o programa tem parceiras com a Endless, empresa de computadores e sistema operacional e com o Descomplica, site com videoaulas, com foco nos vestibulares.

Tamiris Barcellos (1)

Óculos 3D divertiram os estudantes presentes no Criança Esperança | Foto: Tamiris Barcellos

Rubem César Fernandes, diretor-executivo do Viva Rio, acredita que o Cantagalo está em um local privilegiado entre a Lagoa, Ipanema e Copacabana e aposta no sucesso do projeto do Viva Rio, que leva educação e novas tecnologias à “favela maravilha”. Ele acredita que as Estações Futuro inauguram um novo ciclo, para uma geração que usa outro tipo de linguagem e tem uma cabeça diferenciada. “É só o começo, ainda vamos inaugurar uma série de Estações Futuro, não só no Rio de Janeiro, como no resto do Brasil”, antecipou.

O analista de educação e tecnologia, Edu Figueiredo, que estuda engenharia mecatrônica e pesquisa robótica, vai contribuir para que os frequentadores do espaço usufruam das tecnologias de forma a conseguirem escolher a melhor alternativa profissional para eles. Figueiredo vai mostrar como finalizar a programação de um aplicativo por meio da matemática, associada a uma peça produzida por uma impressora em 3D. “Este tipo de construção do aprendizado, unido à tecnologia, vai ocorrer no espaço lab, no Cantagalo”, explicou.

Entre as tecnologias disponibilizadas no Espaço estão óculos de realidade virtual, tela interativa com modelagem 3D, impressora 3D, câmera com um sensor que tira fotos em 360 graus, drone que atua como um laboratório científico, além de computadores com a tecnologia Endless, da plataforma online Descomplica e de um videogame interativo.

Tamiris Barcellos (4)

O professor Valadares, do Descomplica, participou do lançamento | Foto: Tamiris Barcellos

O Descomplica, segundo o professor de português e gerente de estudos, Eduardo Valadares, é a materialização de um sonho de levar aulas de qualidade por um preço acessível a milhares de alunos em todos os Estados do Brasil. Segundo Valadares, são 28 mil videoaulas gravadas de forma didática e divertida para facilitar o aprendizado, que podem ser assistidas a qualquer momento e repetidas quantas vezes for necessário. Para ele, qualquer jovem tem o direito de entrar na faculdade pública e o Descomplica está ali para apoiá-los nesta conquista.

Orgulhosa em participar do projeto, a diretora de pesquisa de campo da Endless, Camila Soares, falou do objetivo da empresa de expandir o acesso à informação. “Gostaria de convidar todos os moradores a acessarem os computadores Endless, que funcionam com ou sem internet. Eles já contam com mais de 100 programas e estão disponíveis nesse Espaço”, complementou.

O estudante Jhonatan Teodoro, morador do Cantagalo, achou incríveis os mini computadores e toda a tecnologia criada pela Endless. Ele destacou a importância do local do projeto, no Criança Esperança, frequentado sobretudo pelo público infantil. Empolgado com a iniciativa, o adolescente já planeja se inscrever e participar de todas as etapas. “Se puder, estarei aqui quase todos os dias”, avisou Jhonatan.

Tamiris Barcellos (3)

Francisco, do Viva Rio, aposta em um modelo mais moderno de educação | Foto: Tamiris Barcellos

 O coordenador de educação e inovação do Viva Rio, Francisco Araújo,  lembrou que o projeto começou com a preparação para o ENEM através de vídeo aulas, mas foi além, ao apostar em um conceito moderno de educação. “Enxergamos as novas tecnologias como forma de engajar e mostrar aos jovens as profissões que vão surgir nas próximas décadas. Queremos dar possibilidades a eles de expandirem seus horizontes”, encerrou Araújo.
(Texto: Deborah Athila| Fotos: Tamiris Barcellos)
Postado em Notícias na tag .