Espaço Nova Geração ganha centro público de mediação de conflitos

Parte do Pacto Niterói contra a Violência, Espaço Mediar aposta no diálogo para resolver litígios

Inauguração do Espaço Mediar no Espaço Nova Geração Cantagalo– Foto: David Andrade, estagiário de comunicação do ENG

 

26/11/2021

O Espaço Nova Geração (ENG) em Cantagalo, Niterói, ganhou na última quarta-feira (24/11) um centro de mediação de conflitos, o Espaço Mediar, que faz parte do Pacto Niterói contra a Violência, criado pela prefeitura. O objetivo é transformar esse espaço em referência para a população na busca pela resolução de conflitos por meio do diálogo.

De acordo com o secretário de Direitos Humanos da cidade, Raphael Costa, o novo Espaço deverá reduzir os índices de litígios violentos em Niterói – primeira cidade do país a ter um centro público de mediação de conflitos. O projeto conta com uma rede de servidores e voluntários que, após receberem formação especializada, atuam como mediadores locais.

O papel do mediador é escutar as partes e buscar uma solução para os conflitos por meio do diálogo, sem precisar recorrer à Justiça. Além disso, os mediadores estão aptos a realizarem orientações e encaminhamentos aos serviços prestados pela Prefeitura.

O cidadão pode buscar ajuda no Espaço Mediar sempre que surgir na comunidade, na vizinhança, na família ou mesmo no local de trabalho, desavenças que possam resultar em conflitos, como por exemplo: ameaça, calúnia, injúria, difamação, poluição sonora (som alto), pensão alimentícia, cobrança de dívida etc.

Cerimônia de inauguração do Espaço Mediar – Foto: David Andrade, estagiário de comunicação do ENG

 

Participaram da inauguração do Espaço Mediar os secretários municipais Paulo Henrique (Ordem Pública), Luiz Vieira (Administração) e Roberto Fernandes Jales, o Beto da Pipa (Habitação). Também estiveram presentes a presidente Executiva do Caminho Niemeyer, Bárbara Siqueira; a coordenadora do Pacto Niterói Contra Violência, Graça Raphael; a gerente da Rede Mediar, Joana Raphael; o coordenador do Espaço Nova Geração no Cantagalo, Leonardo Simões; os administradores regionais Antonino Gonçalves (Largo da Batalha) e Augusto Torres (Fonseca); o vereador Jhonatan Anjos; a coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ/RJ), Claudia Ferreira; e a representante da ONG Viva Rio, Marília Rocha.

 

 

 

 

Postado em Notícias.