Embaixada do Haiti discute parcerias multissetoriais com prefeitura e governo do Estado

A embaixada do Haiti e a prefeitura do Rio de Janeiro podem fechar parceria para difundir a cultura do país caribenho nas escolas municipais e demais espaços cariocas, dentro da programação comemorativa ao 450º aniversário da Cidade Maravilhosa. O pontapé inicial do acordo aconteceu na última quarta-feira (12), durante reunião realizada entre o embaixador Madsen Chérubin e o assessor-chefe de Relações Institucionais, Diego Blanc, no Palácio da Cidade.

A ideia é que o país caribenho “presenteie o Rio” trazendo um pouco de sua história para a cidade. “Temos uma escola que leva o nome do Haiti. Seria ótimo que ela fosse o primeiro local a receber exposições, apresentações musicais e escritores da nação que homenageia”, afirmou Blanc.

Acompanhado pelo coordenador de Segurança Humana do Viva Rio, Ubiratan Angelo, o diplomata haitiano lembrou de outra paixão que aproxima Brasil e Haiti: o carnaval. “A festa de rua também também é um traço importante no Caribe e pode fazer parte dessa programação cultural”, apontou.

Após a conversa com Blanc, Chérubin seguiu para o Palácio Guanabara, onde encontrou-se com o subsecretário de Relações Internacionais, Pedro Spadale. As autoridades discutiram possíveis intercâmbios de políticas educacionais e de acesso a programas de nível  técnico, contemplando as cotas e os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs). O embaixador haitiano também pediu flexibilização do processo de validação dos diplomas, principalmente os de Ensino Médio, e de renovação dos vistos de estudante.

Spadale, por sua vez, mencionou do acordo de intercâmbio técnico-científico firmado entre a Polícia Militar do Rio de Janeiro e Polícia Militar do Haiti (PNH) em 2013. “Podemos realizar convênios similares em outros segmentos, como na prevenção de desastres naturais”, sugeriu.

Postado em Newsletter, Notícias na tag .