Dia do Desafio: Coordenação de Saúde da Grande Tijuca promove atividades gratuitas

O evento aconteceu nesta quarta-feira (31), no Maracanã, para profissionais de saúde, alunos do Programa Academia Carioca e população local 

No Dia do Desafio, foram feitas aulas de ginástica e ritmos com os participantes 

 

Mais de 300 pessoas participaram do Dia do Desafio realizado pela Coordenação de Saúde da Grande Tijuca (CAP 2.2) nesta quarta-feira (31), no Maracanã. Ginástica, alongamento, aula de ritmos e charme, e apresentação do grupo de percussão da Casa de Convivência Bibi Franklin Leal foram algumas das atividades feitas gratuitamente. O evento contou com a participação de profissionais de saúde, alunos do Programa Academia Carioca e população da região. 

O Dia do Desafio é uma campanha mundial da The Association For International Sport for All (TAFISA), que no continente americano é coordenada pelo Sesc de São Paulo. Realizada por instituições públicas e privadas, a ação acontece toda última quarta-feira do mês de maio e tem como objetivo incentivar a prática de esportes e atividades físicas. Em sua 29ª edição, com o tema “Muito mais que um dia!”, a proposta é que a população se engaje e participe de projetos e políticas públicas relacionados à atividade física durante todo o ano. 

“Nosso objetivo é diminuir a quantidade de pessoas no sedentarismo e ajudar a melhorar sua saúde e condição de vida. As atividades foram adaptadas para qualquer faixa etária, desde criança até idosos. Atividade física é vida!”, explica Stephany Monteiro Raiol, que trabalha no Centro Municipal de Saúde Heitor Beltrão e foi uma das profissionais de Educação Física que deu aula no evento. 

Jubemar Lima, coordenador de Saúde da Área Programática 2.2  – que abrange os bairros da região da Grande Tijuca como Maracanã, Vila Isabel e Grajaú – esteve presente e comentou o sucesso do evento. 

“O Dia do Desafio dá chance às pessoas que não praticam exercícios rotineiramente de saírem da inércia e começarem a praticar atividade física. Resolvemos juntar os alunos da Academia Carioca, que já costumam se exercitar, com profissionais, amigos e convidados. O número de participantes nos surpreendeu”, comenta Jubemar. 

Irma de Melo Silva, de 67 anos, moradora da Tijuca, foi uma das centenas de pessoas que participaram do Dia do Desafio. Incentivada pela filha, que é enfermeira no CMS Heitor Beltrão, a idosa é aluna da Academia Carioca há dois anos. “Eu acreditava que trabalhar era um tipo de atividade física, mas hoje, aposentada, vi que não é isso. Começar a me exercitar melhorou muito a minha qualidade de vida. Tenho me sentido muito bem, em todos os níveis. Sou uma atleta da felicidade”, comenta, animada. 

Postado em Notícias.