Futebol de São Paulo e do Rio aderem ao desarmamento

Jogadores do Fluminense entraram em campo com faixa em apoio ao tema da Copa 2014

Uma semana depois que a Campanha Nacional de Desarmamento – “Tire uma arma do futuro do Brasil” completou um ano, os jogadores do Santos entraram em campo para disputar a final do Campeonato Paulista com uma faixa em apoio ao tema social da Copa do Mundo da Fifa 2014 “Por um mundo sem armas, sem drogas, sem violência e sem racismo”. O jogo aconteceu domingo (13), no Estádio do Morumbi, em São Paulo.

No mesmo dia, a faixa com o tema social da Copa 2014 rodou por diversas vezes o gramado do Estádio 1º de Maio, em São Bernardo do Campo, durante o jogo entre o São Bernardo e o União Barbarense.

Uma semana antes, no dia do aniversário da Campanha Nacional de Desarmamento, o Fluminense carregou a mesma faixa no primeiro jogo da final do Campeonato Carioca,  no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, na Zona Norte do Rio. O jogo foi assistido por mais de 46 mil pessoas.

As duas ações tiveram o apoio do Ministério da Justiça, que foi representado pela secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki.

Desde que começou, no dia 6 de maio de 2011, após um homem ter invadido uma escola em Realengo, Zona Norte do Rio, e ter matado 12 adolescentes com duas armas ilegais, a campanha já recolheu mais de 48 mil armas de fogo em todo o país.

No Rio de Janeiro, o único posto civil de coleta de armas fica na sede do Viva Rio, na Glória. O posto já recebeu 1.300 armas. Entre elas estão revólveres (816), pistolas (192), garruchas (90) e espingardas (60), além de dois fuzis: um de calibre 5.56 e outro de calibre 7.62.  A Taurus é a marca mais frequente (40%), seguida de Rossi (22%),  Smith Wesson (9%), CBC (3%) e Beretta (3%). Quanto à origem, 73% são de fabricação nacional, 23% são estrangeiras e 5% sem informação.

Foto interna: divulgação

Foto da capa: Fernando Freitas / Instituto Sou da Paz

Foto da capa: Nelson Perez/FluminenseF.C.
Assista ao vídeo da entrada dos jogadores em campo com a faixa no jogo do Fluminense (imagens e edição Facundo Reyna)

Assista ao vídeo da entrada da faixa no jogo do Santos (imagens e edição Facundo Reyna)

Postado em Notícias na tag .