Décima ação Omega/Viva Rio beneficia reforço escolar

5/5/2016

Com as imagens projetadas pelo projetor em seus próprios corpos, as cerca de 40 crianças que participaram da décima ação da contagem regressiva Omega/Viva Rio para os Jogos Rio 2016 viveram um verdadeiro frenesi. O evento aconteceu na tarde desta quinta-feira (05), na Casa de Cultura Milton Santos, na Penha Circular, na zona Norte da cidade.

Cronometrista oficial dos Jogos Olímpicos desde 1932, a OMEGA entra, em parceria com o Viva Rio, na reta final das 12 ações sociais na contagem regressiva. Com o objetivo de promover educação de qualidade a crianças e adolescentes das periferias, a décima ação renovou a sala de reforço escolar na Casa de Cultura, que viveu um dia de festa na inauguração do novo espaço.

festa

Meninas das comunidades vizinhas se enfeitaram para o evento|Foto: Vitor Madeira

O jovem Pablo Juan, 13 anos, que mora em frente à Milton Santos, era um dos mais empolgados com as inovações – “tudo muito legal”, resumiu – que, além do projetor, incluem a doação de um computador e tela de projeção que transformarão a sala em um ambiente multimídia; jogos educativos e material escolar, como cadernos e lápis de cor. O espaço também teve a pintura renovada e foi climatizado.

Pablo

Pablo Juan, 13 anos, era um dos mais empolgados com as novidades|Foto: Vitor Madeira

 

“O novo equipamento vai nos ajudar bastante”, acredita um dos responsáveis pelo reforço escolar, o policial Bruno Leite Cordeiro Ghioto, 32 anos. A UPP das comunidades vizinhas, a Paz e a Sereno, disponibiliza policiais para atuarem em projetos sociais como este, e já levou a criançada para passear pela cidade. Em um dos passeios, muitos puderam ver o mar pela primeira vez na Praia Vermelha, na Urca, na zona sul do Rio.

PM Bruno

O policial Bruno Leite Cordeiro Ghioto, da parceria com a UPP|Foto: Vitor Madeira

Uma das maiores entusiastas com a novidade era a coordenadora do espaço, Cláudia de Souza, que tem conseguido parcerias como a da UPP para criar novas alternativas às cerca de 100 pessoas beneficiadas no espaço, com idades que vão de 2 a 77 anos. “Atualmente temos oficina de costura, brinquedoteca, ginástica para a terceira idade, kickiboxing – uma luta marcial – e o reforço escolar”, contabiliza.

Claudia

Cláudia de Souza tem conseguido boas parcerias para a Casa de Cultura| Foto: Vitor Madeira

 

Os pequenos passaram a tarde dançando e brincando ao som de rap e, ao entrar na sala remodelada, continuaram a manter o ritmo do rap com as próprias mãos, enquanto improvisavam uma letra. Difícil foi baixar o nível de excitação da garotada para assistir o vídeo sobre a contagem regressiva da Omega. A tarde foi coroada com um generoso lanche, que incluiu sucos, sanduíches, bolo e salada de frutas.

brincadeiras

A criançada se esbaldou com brincadeiras antes da inauguração| Foto: Vitor Madeira

 

Coração com as mãos

Ao fim da projeção, a criançada posou para fotos reproduzindo um coração com as mãos, já entrando de cabeça no esquema das Olimpíadas. Isso por que além da contagem regressiva social, outra forma de apoio da OMEGA é a campanha #omegavivario. Para cada foto publicada nas redes sociais com um coração e esta hashtag, a OMEGA doará mais 0,16 centavos de dólar para as ações comandadas pelo Viva Rio.

 

Grupo faz coração

Após a projeção, a meninada posou reproduzindo corações com as mãos| Foto: Vitor Madeira

 

A OMEGA e o Viva Rio acreditam que os estímulos à educação são fundamentais para a inclusão social e o adequado desenvolvimento de jovens e adolescentes moradores de comunidades. O apoio a projetos desse tipo, portanto, proporciona confiança para a geração que está crescendo, um legado social essencial à população carioca.

(Texto: Celina Côrtes|Fotos: Vitor Madeira)

Postado em Notícias na tag .