De movimento a empresa social: Viva Rio completa 28 anos

Presidente do Viva Rio, Sebastião Santos, e Superintendente Estratégico, Rubem César, em festa de comemoração dos 28 anos da instituição – Foto: PH de Noronha

 

 21/12/2021

O Viva Rio celebrou, neste mês de dezembro de 2021, 28 anos de idade promovendo a cultura da paz e da inclusão social. Começou como movimento em protesto contra o alto índice de violência no Rio de Janeiro no início dos anos 90. Hoje, com mais de nove mil funcionários, é uma empresa social com projetos relevantes em saúde, educação, esporte, cultura e desenvolvimento social.

O primeiro grande ato público foi promovido em 17 de dezembro de 1993: o Rio de Janeiro parou por dois minutos para pedir paz. A ação consolidava o Viva Rio como uma iniciativa social relevante e ativa na cidade. Em sua fundação, contou com representantes da mídia, indústria e do comércio, da cultura e dos esportes, das favelas e dos sindicatos.

Com o tempo, o Viva Rio se transformou em organização sem fins lucrativos, com trabalhos no interior das favelas. Os projetos Casa da Paz em Vigário Geral, a Fábrica de Esperança em Acari, o Balcão de Direitos na Rocinha e na Maré, todos de 1994, deram início a essa atuação. Com a expansão de suas ações, passou a ser uma empresa social, ainda sem fins lucrativos, mas com a eficácia, eficiência e transparência exigidas das empresas líderes no mercado.

Ao longo dessas quase três décadas, o Viva Rio promoveu – e continua a promover – diversas ações sociais, culturais, esportivas e educativas, essencialmente em favelas e áreas conflagradas. Atualmente, também tem um papel relevante na área da saúde, sendo responsável pela administração de Clínicas da Família, Centros Municipais de Saúde, hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), Samu e Centros de Atenção Psicossocial (Caps) no estado do Rio de Janeiro.

 

Academia Pérolas Negras

Um dos projetos mais marcantes do Viva Rio é a Academia Pérolas Negras. Nasceu em 2009 como um projeto social no Haiti, aliando educação e esporte para jovens. Chegou ao Brasil em 2016 e, desde 2017, conta com três times registrados na Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ): as equipes profissionais do Pérolas Negras masculina e feminina e o masculino da categoria Sub-20. Os Centros de Treinamento das três categorias estão localizados nas cidades de Resende e Itatiaia (RJ).

A Academia conta ainda com nove núcleos em favelas e áreas de pobreza e violência do Rio de Janeiro, voltados para a formação e educação de crianças e jovens com base no futebol. Os núcleos compõem uma rede de parcerias com associações esportivas nas favelas e promovem um elo entre as comunidades e o futebol profissional, com foco na descoberta e promoção de jogadores de talentos nas comunidades de baixa renda.

Em 2021, o time profissional do Pérolas Negras foi campeão do primeiro e do segundo turnos e vice-campeão do Campeonato Carioca da Série B1 e conquistou também a Copa Rio, que lhe garantiu uma participação no cenário nacional em 2022, quando disputará a Série D do Campeoanto Brasileiro. Na categoria Sub-20, o Pérolas foi campeão da Série B1 do Campeonato Carioca.

 

Segundo o presidente do Viva Rio, Sebastião Santos, a empresa social tem como missão melhorar a vida do povo em suas áreas de atuação. “O Viva Rio é, ainda hoje, apesar dos seus 28 anos, uma instituição que se renova para continuar respondendo aos desafios atuais. Nossa missão de ser ponte em uma Cidade Partida, construindo alternativas possíveis que melhorem a vida do povo onde atuamos, especialmente os mais empobrecidos, continua sendo o maior motivo da nossa existência. Seguiremos apostando em um futuro melhor para todos”.

Postado em Notícias.