Curta do Viva Rio Socioambiental no Festival do Rio

O curta “Ed, o Mosquito”, produzido pelo Viva Rio Socioambiental em conjunto com os alunos do curso Ambiente Multimídia, em Itaboraí, foi selecionado para a Mostra Geração, do Festival do Rio. Com 3 minutos de duração, o vídeo conta a história do mosquito que se sente em casa quando chega a uma região cheia de lixo e água poluída, próximo ao manguezal da cidade.

Turma do curso Ambiente Multimídia da escola municipal José Ferreira, em Itaboraí.

Turma do curso Ambiente Multimídia da Escola Municipal José Ferreira, em Itaboraí

Na trama, Ed se apaixona por uma “mosquita” loura, com quem constitui família. O relacionamento dura pouco tempo, pois Ed é o único a sobreviver à passagem do fumacê. Amedrontado com o que ocorreu, ele dá logo um jeito de sair da região. O vídeo foi editado por Walter Mesquita, que deu aulas de Multimídia, e Fernando Aglio, de Educação Ambiental.

A ideia inicial era fazer um vídeo com personagens, mas se transformou em uma animação cheia de detalhes. “Os alunos fizeram uma pesquisa na Internet, desenharam os mosquitos e criaram o roteiro. Foi tudo feito por eles”, conta Mesquita, que se surpreendeu com a forma descontraída com que a dengue foi abordada.

 

video_ed

Produzido pelos alunos, com idade entre 13 e 19 anos, da Escola Municipal José Ferreira, “Ed, o Mosquito” concorreu com outros 117 filmes e está entre os 51 selecionados. A Mostra Geração é o segmento infanto-juvenil do Festival do Rio, o maior evento audiovisual da América Latina, que ocorre de 24 de setembro a 8 de outubro.

A data da exibição do curta ainda não foi divulgada pela organização do festival, mas a Secretaria de Educação e Cultura de Itaboraí se comprometeu a levar os jovens para assistir o curta na data em que ele for exibido no Rio de Janeiro.

O vídeo é um dos produtos do curso Ambiente Multimídia, realizado através da parceria entre o Viva Rio Socioambiental e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Itaboraí, com recursos de compensação ambiental do Complexo Petroquímico do rio de Janeiro (Comperj), da Petrobras.

(Texto: Celina Côrtes | Foto: Walter Mesquita)

Postado em Notícias na tag .