Crianças do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho são avaliadas por técnica do Flamengo

Participantes do Projeto Acolher e da Natação do Viva Rio passaram por avaliação com Roberta Perillier para o projeto Atleta Querubim

Técnica do nado artístico do Flamengo, Roberta Perillier, avaliando aluna do Cantagalo – Foto: Pedro Conforte 

 

10/02/2022 

Nessa quarta-feira (09/02), crianças do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho passaram por uma seleção para participar do projeto de apadrinhamento Atleta Querubim, da Comissão de Pais e Amigos do Nado Artístico do Flamengo (ConaFla). As 24 crianças da Associação Projeto Acolher ou da Natação do Viva Rio, com idades entre 6 e 11 anos, foram avaliadas pela ex-atleta pan-americana e técnica do nado artístico do Flamengo, Roberta Perillier.

A avaliação foi feita individualmente com cada potencial atleta observando critérios como ritmo, flexibilidade e adaptação à água. Para Roberta Perillier, que foi atleta pan-americana em 1995 e técnica olímpica em 2008 em Beijing, todo jovem tem potencial. Segundo ela, o esporte é essencial para o crescimento cultural do indivíduo.

“Toda criança tem potencial para qualquer esporte. As crianças daqui do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho têm talento, têm potencial para ser desenvolvido. Não precisa necessariamente ser um campeão olímpico ou pan-americano. O importante é a criança estar em um ambiente esportivo. O esporte traz autoconhecimento, forma o cidadão, dá oportunidades de conhecer outros lugares. Além de ajudar no trabalho em equipe e olhar para com o próximo. A ideia desse apadrinhamento é possibilitar a crianças carentes o que se vive no Flamengo”, conta a técnica.

Um dos critérios avaliados pela técnica é a flexibilidade – Foto: Pedro Conforte 

 

As gêmeas Tainá e Thais da Silva Lima, de 9 anos, participaram da avaliação e apesar do nervosismo, estão confiantes: “Eu quero muito saber o resultado e acho que vou passar”, fala Tainá. As meninas fazem parte do projeto de Natação do Viva Rio há mais de dois anos.

Para o pai, Antônio Edson, o projeto beneficia as crianças da comunidade, oferecendo oportunidades a elas. “Toda criança precisa se exercitar. É muito importante esse tipo de projeto nas comunidades, também para afastar os jovens de coisas ruins que possam acabar se envolvendo. Eu não tive essa oportunidade que elas estão tendo agora e elas valorizam isso”, opina o pai.

A Comissão de Pais e Amigos do Nado Artístico do Flamengo (ConaFla) criou o projeto Solidariedade ConaFla, hoje chamado Atleta Querubim, em 2020. Foi idealizado por Valéria Miccuci, mãe de duas atletas olímpicas de nado artístico, Laura e Maria Eduarda Miccuci. Criado no auge da pandemia de Covid-19, o programa viu a necessidade de atividades para as crianças das comunidades do entorno do clube rubo-negro, que estavam sem poder ir à escola.

O Atleta Querubim consiste na captação de madrinhas e padrinhos que escolhem uma ou mais crianças para pagar suas mensalidades na escolinha e possibilitam a chance de integrarem a equipe de nado artístico do Flamengo. O apadrinhamento dura um ano, ao final desse tempo, uma nova avaliação é feita e se aprovadas, as crianças passar a integrar a equipe do clube.

A Associação Projeto Acolher mantém uma parceria com o ConaFla há mais de dois anos, o que permite que as seleções e apadrinhamentos sejam feitos na comunidade. Quando as crianças passam a integrar as equipes do Flamengo, o Acolher ajuda com a passagem e o uniforme, além de fazer acompanhamento com os pais, explicando a importância da frequência e pontualidade nos treinos. Através dessa parceria, mais de 20 crianças estão no judô, ginástica artística, nado artístico e pólo aquático do clube.

Na primeira seletiva feita no Cantagalo, 10 meninas foram escolhidas e quatro delas passaram a integrar a equipe principiante de nado artístico do Flamengo. Em 2021, foram campeãs estaduais.

 

Projeto de Natação do Viva Rio e Projeto Acolher

O projeto de Natação do Viva Rio existe desde 2017, aberto para todo o Cantagalo e Pavão-Pavãozinho. Atualmente, mais de 150 pessoas são acolhidas pelo programa, que tem aulas de natação e hidroginástica. São recebidos bebês a partir de 8 meses de idade, crianças, adultos e idosos. As aulas acontecem de segunda a quinta-feira de 8h30 às 16h30. Para se inscrever, basta comparecer no Favela Hub, na sede do Viva Rio, no Cantagalo, com documentos básicos (RG e comprovante de residência) e atestado médico. O atendimento é feito nas quartas e sextas-feiras, de 10h às 17h.

A Associação Projeto Acolher, parceira do Viva Rio, atende crianças de 5 a 17 anos com atividades esportivas, como futsal e judô, acompanhamento familiar e aulas de reforço escolar. Cerca de 350 crianças do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo são beneficiadas pelo projeto.  As atividades acontecem de segunda a sexta-feira a partir das 15h. Para saber mais sobre o Acolher, acesse: https://www.instagram.com/aprojetoacolher/ .

 

Postado em Notícias.