Começa a contagem social para os Jogos Rio 2016

O primeiro dos 12 projetos que serão turbinados pela parceria entre o Viva Rio e a Omega, simbolizando a contagem regressiva social para os Jogos 2016, foi inaugurado na região do Complexo do Chapadão, na Zona Norte, com uma festa especialmente preparada para as mulheres grávidas que são atendidas na Clínica da Família Manoel Fernandes “Seu Neco”.

2015_08_12_Paulo_Barros_Ação_Omega_007

Grupo de gestantes na reinauguração da sala, equipada com mobiliário para as novas atividades | Foto: Paulo Barros

“A parceria com a Omega é um reforço a políticas públicas já em desenvolvimento na cidade, um investimento para qualificar e melhorar serviços e projetos já existentes na cidade”, explica a assessora de Relações Internacionais do Viva Rio, Luisa Phebo.

Dentro da unidade de saúde localizada em uma área afetada por um índice de violência alto, uma sala foi equipada com almofadas de amamentação; baldes de ofurô para bebês; pufes e poltronas; liquidificador para aulas de orientação sobre alimentação saudável; brinquedos e livros; bolas de pilates para aulas de alongamento; soutiens de amamentação e absorventes pós parto; e roupas de bebê.

Rubem Chapadão

Rubem César, diretor executivo do Viva Rio, disse que as mães são o suporte da comunidade | Foto: Paulo Barros

“Nunca vi tanta mãe junta!”, exclamou o diretor executivo do Viva Rio, Rubem César Fernandes, para as 20 grávidas presentes. “De certa forma, a comunidade sobrevive porque vocês existem. Que este trabalho possa ajudar, que seja interessante e bom para vocês”, disse ele, admitindo estar emocionado.

Compartilhe uma foto de coração com a #omegavivario. Clique aqui e saiba mais 

Saiba mais sobre a parceria entre o Viva Rio e a Omega

A gerente técnica da clínica, Camilla Coelho, participou do planejamento das novas atividades, capacitações e dinâmicas a que o grupo de gestantes e mães (puérperas) vai ter acesso a partir de 19 de agosto. Grávida de sete meses, Camilla opinou também nos temas que o grupo vai abordar nos encontros: “Eu achava importante falar do que a gente pode fazer para se sentir bonita, porque é difícil se manter vaidosa na gravidez. Este é um dos temas previstos”, disse ela, que é uma das cinco colaboradoras da C.F. Manoel Fernandes que estão esperando a chegada da cegonha.

corações colaboradoras e gravidas

Colaboradores reproduzem o coração, marca do Viva Rio, e símbolo da parceria com a Omega | Foto: Paulo Barros

 

Em nove encontros, as futuras mães vão aprender técnicas e práticas que estimulam o desenvolvimento de seus filhos – desde a gravidez até os três primeiros anos de vida das crianças. Elas estão animadas para trocar a caça aleatória por informações por encontros com especialistas, em que vão poder tirar dúvidas sobre temas variados, de alimentação saudável a sexualidade, passando por saúde bucal e práticas de atividades físicas e relaxamento que podem ajudar na hora do parto.

São os casos de Renata Duarte, 27 anos, e de Tailani Marques Bispo, 24 anos, que esperam seus primeiros filhos. “Tudo o que eu puder aprender e absorver vai ser útil. Quanto mais informação eu tiver melhor”, diz Renata. “Mãe de primeira viagem nunca sabe nada. Sempre pesquisei na internet e agora vou poder perguntar diretamente para quem tem a informação de que eu preciso”.

Mesmo as experientes guardam receios. Lilian Batista, 25 anos e casada há 10, espera Lucas, oito anos depois de ter dado à luz sua primeira filha. “Desejo ter meu filho de parto normal. Mesmo já tendo uma filha que mamou bastante, meu receio agora é com a amamentação”.

 

Pintura Chapadão

As doulas Paloma (pintando) e Bruna levaram atividades lúdicas e relaxantes para as gestantes | Foto: Paulo Barros

Camilla Coelho lembra ainda que os pais e outros parentes são bem-vindos neste espaço. “Esta é uma rede de apoio para a grávida e a família dela. É um espaço complementar ao pré-natal, de acolhimento e humanização para uma ampla troca de experiências”.

Bruna Musumeci tem formação de doula – uma pessoa que, com ou sem formação médica, acompanha a gestante durante a gravidez, o parto e o pós-parto para dar a ela informação, acolhimento, apoio físico e emocional. “Durante o parto, todas as atenções ficam voltadas para o bebê. A mulher fica um pouco de lado e se sente frágil”, diz ela, que ensinou as futuras a amarrem o sling, um pedaço de tecido macio que é preso junto ao corpo para que a mãe carregue o filhote e fique com as mãos livres para outras atividades. Bruna também ensinou exercícios de relaxamento, respiração e alongamento. A  parte lúdica da festa ficou por conta da pintura à mão que algumas barrigas ganharam.

Bruna Chapadão

A doula Bruna Musumeci ensinou várias amarrações aconchegantes para o bebê | Foto: Paulo Barros

(Texto: Sol Mendonça | Foto: Paulo Barros)

Postado em Notícias na tag .