Colaboradores do Viva Rio doam mechas de cabelo para confecção de perucas para pessoas com câncer

No Outubro Rosa, o Voluntariado promoveu ações de conscientização e mobilização em torno da doença 

Ação de doação de mechas no Hospital Municipal Oceânico Dr. Gilson Cantarino 

 

8/11/2022

Ao longo do mês de outubro, colaboradores do Viva Rio doaram mechas de cabelo que serão usadas para confecção de perucas para pessoas com câncer. A ação, coordenada pelo Voluntariado do Viva Rio, arrecadou aproximadamente 3kg de mechas de funcionários da sede da instituição, do Hospital Municipal Albert Schweitzer e do Hospital Municipal Oceânico Dr. Gilson Cantarino. 

As mechas de cabelo serão encaminhadas para a Associação dos Amigos da Mama (Adama), responsável pela produção das perucas que serão encaminhadas para pacientes oncológicos do Hospital Municipal de Vila Isabel. A cabeleireira Joana Silva foi a responsável pelos cortes, ela também ofereceu penteados para os doadores. 

Além dos colaboradores do Viva Rio, o salão de beleza Espaço Estrellato também foi um parceiro do Voluntariado na arrecadação de mechas de cabelo. O salão doou, ao todo, 26 mechas.

Thaissa Mergulhão, do Departamento Pessoal do Viva Rio, foi uma das doadoras. Ela contou que a mãe teve câncer, fez o tratamento no Hospital Municipal de Vila Isabel, onde faleceu. Ao saber que os cabelos seriam doados para o hospital onde a mãe se tratou, Thaissa se emocionou e doou uma quantia maior de cabelos. “Minha motivação é saber que eu estou fazendo algo bom, levantando a autoestima e dando esperança e amor para muitas mulheres”, conta. 

Thaissa Mergulhão, que perdeu a mãe para o câncer, doa mechas de cabelo para produção de perucas

 

Maisa Cruz, que também trabalha no Departamento Pessoal do Viva Rio, perdeu a mãe para o câncer há nove anos. Ela lembra o quanto a perda de cabelos afetou a autoestima da mãe, isso a motivou a doar um pouco do seu cabelo para pessoas que estão na mesma situação. 

“Me recordo quando ela teve que cortar o cabelo para o tratamento. Eu estava chegando ao hospital para vê-la, ao me encontrar, ela colocou a mão na cabeça e disse: ‘olha, filha, o que aconteceu com o meu cabelo”. Eu olhei para ela, segurei todo o choro e disse: ‘mãe, daqui a pouco ele cresce de volta, você está linda assim’. Eu sei o quanto o cabelo é fundamental para uma pessoa com câncer”, relata Maisa. 

A campanha Doe Mechas de Cabelo é permanente e as pessoas podem doar mechas já cortadas, na sede do Viva Rio.  As doações podem ser entregues na sala Favela Hub, de segunda a sexta-feira das 9h às 18h. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail progvoluntariado@vivario.org.br

 

Ações promovidas pelo Voluntariado no Outubro Rosa 

Durante todo o Outubro Rosa o Voluntariado do Viva Rio, que faz parte no núcleo de Desenvolvimento Social da instituição, promoveu atividades de conscientização e apoio em torno da doença. Este ano, contou com a parceria do programa Cuidando de quem cuida. 

O coral da Associação dos Amigos da Mama (Adama) esteve na sede do Viva Rio para conscientizar sobre o câncer de mama. De uma forma animada, trouxe informações relevantes através de paródias de músicas de sucesso. O coro é composto por mulheres que já tiveram câncer de mama e compartilham suas experiências. 

O Voluntariado do Viva Rio também esteve presente no evento “Corrida e Caminhada Outubro Rosa”, promovido pela Corre Eventos para mobilizar as pessoas a cuidarem da  saúde e bem-estar, além de coletar doações. A equipe do Voluntariado arrecadou mais de 50 lenços para cabeça e itens de higiene pessoal como sabonetes, escovas, pastas de dente e absorventes. 

Coral da Adama se apresentou na sede do Viva Rio 

 

Também foi promovida uma roda de conversa, na sede do Viva Rio com o tema “Câncer de mama: sorrir ou chorar?”. O encontro foi marcado por trocas de experiências, dicas e relatos de quem já venceu a doença. 

Para Cibele Dias, coordenadora do Voluntariado, as ações de prevenção e conscientização em relação ao câncer de mama têm aumentado a cada ano. “A cada ano que fazemos uma campanha de Outubro Rosa a gente vivencia mais experiências vitoriosas, pois aparecem novos parceiros, novas pessoas engajadas no tema, pensando no problema, querendo ajudar quem está com problema. Vemos como as mulheres estão se reinventando, como a população está voltada para prevenção e criando novos grupos de apoio. Acho isso muito positivo. É bom para a pessoa com câncer saber que há pessoas do lado delas”, finaliza. 

Postado em Notícias.