Circuito Haitiano de História e Arte

Circuito Haitiano de História e Arte, promovido pelo Viva Rio, será realizado entre os dias 18 e 30 de maio no Rio de Janeiro e 18 e 22 de maio em São Paulo, com o objetivo de promover a cultura e a história do país caribenho, bem como debater a diáspora haitiana no Brasil.

Projeto Haiti Aqui promove uma série de atividadesno mês de maio | Foto: Soul Art

A ação é uma iniciativa do portal Haiti Aqui, projeto que auxilia os imigrantes haitianos no Brasil, com oportunidades de emprego e informações detalhadas para a obtenção de documentos como passaporte, CPF e carteira de trabalho. O site também mostra um pouco da cultura caribenha para os brasileiros através do programa radiofônico “Voz do Haiti“, da Radio Viva Rio, produzidos e elaborados por haitianos.

Embaixador Madsen Chérubin | Foto: Vitor Madeira

O circuito conta com o apoio da Embaixada do Haiti, Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Universidade Zumbi dos Palmares, CineAfro e Núcleo de Pesquisa em Cultura e Economia (NuCEC) do Museu Nacional.

Zico apoia projeto Haiti Aqui na Escola Municipal Haiti em Quintino | Foto: Divulgação

 

Confira a programação:

RIO DE JANEIRO

Dia 18/05 | Haiti Aqui na Escola
Horário: 10:00 às 15:00
Local: Escola Municipal Haiti (Rua Duarte Teixeira, 45 – Quintino)
Ao longo do ano de 2015, o projeto do Viva Rio, Haiti Aqui vai promover uma série de atividades culturais com os alunos da Escola Municipal Haiti, localizada em Quintino, Zona Norte do Rio de Janeiro. Para o lançamento dessa iniciativa, que conta com o apoio da Embaixada do Haiti no Brasil, Secretaria de Educação e Prefeitura do Rio, foi escolhido o dia da bandeira no Haiti. O evento conta com a presença do jogador de futebol, Zico e o Embaixador Madsen Chérubin.

Dia 19/05 | Diáspora Haitiana Aqui
Horário: 10:00 às 12:00
Local: Viva Rio, salão Pablo e Ana (Rua do Russel, 76)
O Haiti Aqui promove um debate sobre migração haitiana no Brasil com a presença do Rubem César Fernandes, diretor do Viva Rio, Madsen Chérubin, Embaixador do Haiti, Aline Thuller, coordenadora da Cáritas, Yvior Jacques, presidente da Associação Haitianos Carioca, Milton Gonçalves, ator e ativista do movimento negro no Brasil e dos pesquisadores e professores Federico Neiburg e Handerson Joseph.

Dia 30/05 | Haiti Canta Aqui
Horário: 17h
Local: Arena de Madureira
O projeto Haiti Aqui convida o cantor haitiano Blaze One para um show especial na Arena de Madureira. Participação especial Biguli, do Monobloco.

 

SÃO PAULO

Dia 18/05 e 19/05 | Circuito Haitiano de Arte e História
Horário: 19h
Local: Universidade Zumbi dos Palmares
Exibição de filmes haitianos para os alunos da Universidade.

Dia 21/05 | Diáspora Haitiana Aqui
Horário: 19h
Local: Universidade Zumbi dos Palmares
O Haiti Aqui promove um debate sobre migração haitiana no Brasil com a presença de Ubiratan Angelo, coordenador do Viva Rio, Madsen Chérubin, Embaixador do Haiti, Denise Cogo, professora da ESPM/SP, Padre Paolo, da Missão Paz, Jules Jacquelin, haitiano estudante da Universidade Zumbi dos Palmares e Handerson Joseph, professor de antropologia da UNIFAP.

Dia 22/05 | Haiti Canta Aqui
Horário: 19h
Local: Universidade Zumbi dos Palmares
O projeto Haiti Aqui, do Viva Rio, convida o cantor haitiano Blaze One para um show especial ao lado da banda haitiana Surprise 69.

 

Clique aqui e participe do evento.

 

Postado em Notícias na tag .