Cinco UPAs do Viva Rio se destacam na Saúde pública

Cinco UPAs administradas pelo Viva Rio foram indicadas como Melhores Organizações Públicas do Estado do Rio de Janeiro, um reconhecimento do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, concedido nesta terça-feira (14), na Caixa Econômica Federal (CEF Centro). Foram elas: Engenho Novo, Irajá, Maré, Penha e Ilha do Governador. Em 2014, todas foram premiadas pelo Programa de Qualidade Rio.

“O Prêmio Qualidade Rio é um símbolo do resultado do esforço, dedicação e empenho diários desse time na busca pela melhoria da qualidade assistencial nas unidades que gerenciamos”, disse Ana Schneider, Coordenadora de Saúde e Desenvolvimento Social do Viva Rio.

Eline Thomé e Márcia Leira, coordenadora médica e gerente administrativa da UPA Engenho Novo, respectivamente, foram indicadas pela secretaria estadual de Saúde para apresentar sua “fórmula” de sucesso no evento, ao lado de representantes da Fiocruz, do Exército e da Marinha.

UPA ENGENHO NOVO CEF

Eline Thomé e Márcia Leira, da UPA Engenho Novo, exibem os certificados

Conforme explicou Márcia, a UPA trabalha desde 2009 com um modelo de excelência em gestão, cujo suporte são as pesquisas de satisfação do cliente, ouvidorias interna e externa, além de reuniões de coordenação, de liderança e com unidades de Saúde e associações de  moradores locais. “Nosso ponto forte é a avaliação dos processos através dos indicadores”, completou a gerente.

A UPA Engenho Novo foi criada em junho de 2008 pela secretaria estadual de Saúde e passou ao regime de gestão compartilhada com a OSS Viva Rio a partir de 2013. A unidade, que faz acolhimento, registro do paciente, clínica médica, pediatria, odontologia e assistência social, abrange o Grande Méier e mais 16 bairros, que somam 420 mil habitantes.

Os bons resultados têm uma razão de ser. “Todas as ouvidorias que chegam da secretaria de Saúde são passadas direto à administração e, a partir daí, se transformam em metas de acerto”, explica Márcia. Segundo ela, recente pesquisa realizada por estudantes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) deu nota 92,5 para a satisfação do usuário e 98,5 para a confiança no profissional. “São resultados que servem de diretriz para continuarmos nos aprimorando”.

Em 2014 a unidade prestou 132 mil atendimentos. “Em 2010 começamos o processo de creditação, para melhorar a conduta dos trabalhos e processos”, acrescentou Eline.

Segunda etapa

Iniciada às 9h45, a cerimônia começou com as exposições feitas pelos agraciados, seguida pela entrega dos certificados. Entre as 28 unidades indicadas na área de Saúde, receberam os documentos Fernando Pedrosa, coordenador médico da UPA Penha; Durval de Oliveira Silva, gerente da UPA Maré; Rodrigo Câmara, gerente da UPA Irajá e Eline Thomé, pela UPA Engenho Novo.

EQUIPES UPAS CEF

Durval Silva (UPA Maré), Vander Oliveira (Penha), Rodrigo Câmara (Irajá), Fernando Pedrosa e Felipe Acioli (Penha) e Rosemary Provenzano (Ilha), com os documentos

 

(Texto: Celina Côrtes|Fotos: Tamires Barcellos)

 

Postado em Notícias na tag .