Carnaval e social, mistura que dá samba na saúde

“Lixo no lixo é saúde na comunidade”. A máxima foi tema do samba enredo do bloco de carnaval da Clinica da Família Pavão, Pavãozinho e Cantagalo, que arrastou foliões às ruas da comunidade nesta terça-feira (10). A proposta foi disseminar ações de saúde preventiva e sensibilizar os moradores sobre a reurbanização da comunidade.

Tamiris Barcellos (7)

Agentes comunitários da Clinica da Família Pavão, Pavãozinho e Cantagalo percorreram a comunidade para falar sobre o lixo

O bloco percorreu o anel viário do Galo e terminou no Grafite do Rock do Pavão Pavãozinho. O trajeto, entre caminhadas e paradas, durou aproximadamente uma hora e despertou a curiosidade dos moradores, que encheram as janelas para acompanhar o passar da bateria e aplaudiram cada virada do ritmo.

Os temas sociais sempre motivaram o carnaval nas comunidades cariocas, espelhadas nas dificuldades do dia a dia para promover a conscientização da população local. O gerente da Clinica da Família, Celisio Werneck, afirmou que o bloco tem a função de mostrar às pessoas que elas não podem contar apenas com as instituições públicas para melhorar a sua qualidade de vida.

Tamiris Barcellos (15)

Crianças e moradores também se juntaram aos profissionais de saúde

“Lixo é um tópico problemático para a região e um agravante na proliferação de doenças. Ele provoca problemas graves como a tuberculose e representa riscos como dengue e pode até resultar em desmoronamentos”, assegurou o gerente.

Há quase 40 anos na região, a moradora Joseli Laurentino aposta nesses projetos inovadores, mas reconhece que existem dificuldades na concretização das ações. “A população está acostumada com os programas assistencialistas do governo e por isso não toma atitude para mudar”, avalia.

Tamiris Barcellos (1)

Joseli acredita que, além de uma questão de saúde publica, o problema do lixo é cultural

Para Joseli, a cultura local transformou o lixo nas ruas em coisa rotineira. “No último domingo (dia 8) choveu muito e o lixo atrapalhou o escoamento da água. Tivemos de pisar na água suja e poderíamos pegar doenças. Infelizmente, as pessoas acharam isso normal, mas não é”.

A ação teve o apoio da Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb), da Instituição Solar Meninos de Luz e do Grêmio Recreativo Alegria da Zona Sul, que cedeu os instrumentos da bateria conduzida por moradores e agentes comunitários de saúde. Também houve distribuição de preservativos durante o percurso.

Tamiris Barcellos (16)

Garis da Comlurb acompanharam o bloco e cantaram o samba enredo

Confira o samba enredo

Lixo no Lixo, Saúde na Comunidade
Bota Bota
Bota fora o Lixo
A nossa Rua vai ficar um capricho
Bota Bota
Bota fora o Lixo
A nossa Rua vai ficar um capricho

Lá Vou eu , lá vou eu
Outra vez falar por povo
Se acumularmos água
O mosquitinho VAI botar ovo de NOVO!

Vem deixa a Comlurb te ajudar
Você e eu colaborando e tudo lindo vai ficar…
Vem vem vem
Vem, vem ser feliz
Com mais saúde e mais limpeza
Vamos ficar legal

O lixo na lixeira e a favela limpa
O povo vai ficar supimpa
O lixo na lixeira e a favela limpa
O povo vai ficar supimpa

 

(Texto: Flávia Ferreira | Foto: Tamiris Barcellos)

Postado em Notícias na tag .