Campanha de doação de sangue do Viva Rio salvou 2.058 vidas em 2018

29/1/2019

Há nove anos, o Voluntariado do Viva Rio mobiliza, informa e leva doadores até os bancos de sangue por meio da campanha Salvando Vidas, Gota a Gota. Em 2018, a equipe conseguiu motivar 686 doadores. Cada bolsa de sangue pode salvar até 3 vidas, ou seja, 2.058 vidas foram salvas com as doações.

As mulheres seguem sendo as campeãs. Foram 454 doadoras de sangue, quase o dobro do número de homens, 232. “Como a demanda é permanente, a campanha acontece durante todo o ano, além do trabalho de conscientização tanto internamente, com seus funcionários, quanto com doadores externos”, explica Jorge Dimitrescu, coordenador da campanha.

Para o coordenador do Voluntariado, Diego Silva, promover a campanha de doação de sangue “Salvando Vidas Gota a Gota” é tão importante e relevante para a sociedade que chega a ser difícil mensurar os resultados e o impacto na vida das pessoas e suas famílias. “Estamos falando de salvar vidas! Desde a sensibilização e mobilização de colaboradores do Viva Rio e da população geral até a coleta nos hemocentros, saber que somos responsáveis por devolver a alegria a um lar é gratificante. A missão é árdua, contínua e diária e cada vez que a van está na rua só aumenta a nossa vontade de ajudar a quem mais precisa com o ato de amor mais nobre que existe: doar sangue!”, afirmou.

A Salvando Vidas, Gota a Gota é organizada pela equipe do Voluntariado com o intuito de aumentar o estoque de sangue nos hemocentros do Rio de Janeiro. Para incentivar os funcionários, o Viva Rio promoveu uma disputa do bem: o setor e a Clínica da Família com mais doadores de sangue ganhariam, além do reconhecimento e admiração, um troféu. A unidade vencedora foi a Clínica da Família Nilda Campos de Lima, de Brás de Pina, com 67 doadores.

Na sede do Viva Rio foram mobilizados 24 doadores.O setor de Eventos foi o campeão em doações. Além disso, o Voluntariado contabilizou doações de sangue de 311 parceiros. No ranking de doação das Áreas Programáticas a 3.1 (Zona Norte do Rio) teve 291 doadores; a 2.1 (Zona Sul) mobilizou 42 doadores; e a 3.3 (Zona Norte) teve 18 doadores.

Postado em Notícias na tag , .