Brinquedoteca estimula o desenvolvimento infantil

“Um sonho que se sonha sozinho é somente um sonho, mas quando se sonha junto vira realidade”. A fala emocionada da diretora do Núcleo de Atenção ao Desenvolvimento Interdisciplinar Infantil (NAIDI) Madre Tereza de Calcutá, Márcia Mattos, deu o tom da inauguração da 2ª Brinquedoteca destinada a crianças com deficiência, nesta sexta (13), na Ilha do Governador. O projeto, idealizado pelo Viva Rio, tem o objetivo de estimular o desenvolvimento intelectual e a sociabilidade das crianças através de atividades lúdicas.

A Brinquedoteca utiliza jogos e brinquedos para promover o desenvolvimento cognitivo e sensorial

A Brinquedoteca utiliza jogos e brinquedos para promover o desenvolvimento cognitivo e sensorial

Para a diretora, o espaço vai funcionar como uma ferramenta diferenciada no acompanhamento das 50 crianças atendidas pelo núcleo. Os pequenos apresentam, em sua maioria, disfunção neuromotor, paralisia cerebral, prematuridade, asfixia perinatal e síndrome de down. Os usuários são encaminhados pelas unidades de saúde, hospitais particulares e Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) Neonatal.

Pediatra do NAIDI, Andrea Maria Lins acredita que a brinquedoteca vai ajudar as crianças a atingir seus melhores potenciais. “Essa ferramenta é fundamental por potencializar o tratamento terapêutico, pois os casos de atrasos no desenvolvimento podem ser acompanhados e trabalhados com maior frequência nesse espaço”, avalia.

As brinquedotecas constituem espaços pedagógicos destinados a meninos e meninas com idades entre três e dez anos que passem por acompanhamento ambulatorial. Todos os usuários são orientados pela equipe formada por psicólogos, pedagogas e brinquedistas.

 

Vitor Madeira_Viva Rio (28)

Andrea Maria Lins aposta que a brinquedoteca vai ajudar as crianças a atingir seus melhores potenciais

Para além dos profissionais de saúde, o espaço foi aprovado pelos usuários da unidade, que mostravam no olhar a felicidade de ter contato com um universo terapêutico diferenciado. Avó de Inês Regina, 3 anos, Regina dos Santos afirmou que a brinquedoteca será uma ferramenta importante para sua neta. “Ela é acompanhada pelo NAIDI desde os oito meses, por conta de um atraso no desenvolvimento e já melhorou muito, mas sei que com esse espaço ela vai evoluir ainda mais”, comemora.

Para a diretora do Núcleo de Atenção ao Desenvolvimento Interdisciplinar Infantil, o trabalho só pode ser realizado porque os profissionais são engajados e acreditam no próprio trabalho. O sentimento foi compartilhado pelos presentes, principalmente pela vice-diretora executiva do Viva Rio, Caroline Caçador. “Não adianta ter os aparelhos sem o profissional que atua com coração, que ama o que faz e vai além do necessário pelo bem do outro”, disse Carolina.

Vitor Madeira_Viva Rio (32)

Para a diretora do NAIDI, Márcia Mattos, o espaço vai funcionar como uma ferramenta diferenciada no acompanhamento das crianças atendidas pelo núcleo

A porta de entrada para o Núcleo de Atenção ao Desenvolvimento Interdisciplinar Infantil são os encaminhamentos médicos e escolares, além da procura espontânea. O NAIDI conta com o apoio do Rotary Club e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem uma equipe formada por fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, pediatra, psicologo e dentista.

Espaço adequado para as crianças
Ao todo, nove brinquedotecas já estão em funcionamento, entre elas a recém inaugurada na Centro Municipal de Sáude (CMS) Sylvio Brauner, administrada pelo Viva Rio em parceira com a Prefeitura da cidade, em Costa Barros. O espaço vai atender os usuários da unidade e criar um espaço adequado para as crianças.

2015_03_12_Paulo_Barros_Brinquedoteca_027

Mãe e filha interagem na brinquedoteca do Sylvio brauner. O espaço estimula a interação entre familiares e as crianças

Para o coordenador pedagógico da Brinquedoteca, Alex de Góes, esse projeto vai ajudar a mitigar os efeitos que a violência causa no dia a dia dos pequenos. “Muitas vezes a rotina das crianças é alterada por situações de risco, ao ponto delas nem poderem sair de casa. Como a unidade é um espaço legitimado no território, a Brinquedoteca vai proporcionar momentos em que as crianças poderão participar de atividades lúdicas, jogos e atividades que com certeza vão contribuir para amenizar os aspectos nefastos da violência urbana”, acredita.

Os planos são de inaugurar outras Brinquedotecas na área programática 3.3. “Estamos avaliando outra clínica também situada em algum território com as mesmas características de Costa Barros, para continuarmos a construir espaços que favoreçam o desenvolvimento de atividades estimulantes para as crianças, contribuindo para seu desenvolvimento pleno e saudável”, conclui Góes.

(Texto: Flávia Ferreira | Foto: Vitor Madeira e Paulo Barros(ultima))

Postado em Notícias na tag .