Biodigestor: saneamento básico sustentável

Biodigestor é garantia de saneamento básico sustentável

Depois de instalar 90 biodigestores no Haiti em quatro anos, o Viva Rio transfere a tecnologia para os haitianos, que já têm 10 microempresas reproduzindo a técnica da transformação de resíduos orgânicos em energia. Desde o início de 2012, eles já implantaram mais 10 biodigestores, propagando a cultura do saneamento básico sustentável.

O biodigestor é uma câmara hermeticamente fechada onde é induzido o processo de decomposição de resíduos de esgotos através da atuação de bactérias que transformam a matéria orgânica em gás metano, gerando energia. A tecnologia reduz em até 70% o lodo e decompõe 90% das bactérias do esgoto, sem o uso de qualquer produto químico ou energia elétrica. O que resta dos resíduos é usado como adubo para áreas de plantio no entorno do equipamento.

Em quatro anos, Viva Rio instalou 90 biodigestores no Haiti

Os biodigestores instalados pelo Viva Rio no Haiti estão ligados a banheiros públicos, onde os dejetos são recolhidos, e a cozinhas comunitárias ou escolas, onde é utilizado o gás produzido.

O coordenador do projeto de implantação de biodigestores do Viva Rio, Valmir Fachini, explicou que, antes do terremoto de janeiro de 2010, o planejamento era implementar 10 biodigestores em três anos. “Com o terremoto, houve um aumento da pressão por um modelo de saneamento básico rápido e seguro e, com isso, acabamos instalando 40 biodigestores só em 2010 e mais 40 em 2011”.

Postado em Notícias na tag .