Arte é instrumento de reinserção para a saúde mental

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III Maria do Socorro Santos, na Rocinha, agora tem mais opções para a livre expressão e produção artística. Desde o dia 15 de dezembro está funcionando na unidade o Espaço das Artes Maria do Socorro Santos, com uma exposição de quadros pintados por pacientes. A entrada é gratuita e os quadros estão à venda.

A exposição é composta por 18 pinturas que lembram estilos que vão do primitivo ao abstrato. Completam a exposição sete reproduções de obras da artista plástica Maria do Socorro, pintora e militante do movimento antimanicomial e da luta pela reforma psiquiátrica, falecida em março de 2005. “Este é um espaço, sobretudo, de promoção da saúde, que valoriza as potencialidades dos sujeitos. É uma ação muito importante no CAPS porque enfatiza a saúde e a vida e não somente a doença”, explicou Fabiane Minozzo, assessora técnica de saúde da OSS para a área 2.1.

O representante da CAP 2.1, Thiago Pithon, ressaltou também a importância de oferecer um espaço onde os pacientes possam expressar livremente a sua subjetividade e defendeu o uso da arte na saúde mental como instrumento de reinserção social: “Não podemos resumir o tratamento ao atendimento médico. A arte possibilita a produção de sentido para o ambiente em que o paciente vive e ao seu estado mental. Ele precisa de outras formas para se expressar”, disse.

A programação do evento também incluiu a projeção de uma videoinstalação e atividades como roda de poesia, apresentações dos alunos da oficina de Hip Hop e música e uma confraternização de final de ano.

Além dos artistas, seus amigos e familiares e dos pacientes e profissionais de saúde do CAPS, o evento contou com a presença do coordenador de Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC-RJ), Núlvio Lermen; do gerente de Saúde Mental da Coordenação de Saúde Mental, Alexander Ramalho; e do responsável pela curadoria das obras de Maria do Socorro no Instituto Franco Basaglia, Eduardo Mourão.

Imagens

[miniflickr user_id=”69303783@N04″ tags=”exposicaorocinha” sortby=”date-posted-asc” per_page=”68″]

 

Fotos e vídeos: Fernando Mascote, Viva Favela.

Postado em Notícias na tag .