Alunos do Espaço Nova Geração participam do Torneio Brasil de Robótica

Três estudantes do ENG Cantagalo, em Niterói, estão na competição, que está na fase regional e finaliza em outubro 

Aluna estudando circuitos para o robô no Espaço Nova Geração em Cantagalo 

 

9/9/2021

Alunos do Espaço Nova Geração (ENG) de Cantagalo, em Niterói, estão participando do Torneio Brasil de Robótica de 2021, que tem como tema “Eliminação do Trabalho Infantil”, proposto pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A equipe do ENG é composta por três alunos que disputam a etapa regional da competição, que finaliza com um evento online no dia 2 de outubro, onde será revelada a classificação final e os selecionados para a etapa nacional do torneio, que acontecerá em dezembro. 

A etapa regional reúne equipes de Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Três quesitos são avaliados na competição: Mérito Científico, Organização e Método e Tecnologia e Engenharia. Cada um deles vale até 500 pontos e, para ser campeã, a equipe deve obter a maior pontuação na soma dos três quesitos.⠀

Eduarda Andrade, Tassiane Ribeiro e Allison Lima são os integrantes da equipe do ENG Cantagalo. Eles estão competindo na modalidade High, para adolescentes entre 15 e 19 anos. 

O torneio está na fase do Mérito Científico, que consiste em propor uma solução inovadora, utilizando meios tecnológicos, para combater a problemática apontada pela competição – ou seja, a eliminação do trabalho infantil. A equipe do Espaço Nova Geração, chamada de Família Stitch, propôs a utilização de câmeras de inteligência artificial para um sistema de denúncia avançado, integrado a um projeto social para reinserção dessas crianças em um ambiente seguro. 

A proposta é usar as câmeras com sistema de Inteligência Artificial para detectar o trabalho infantil em áreas urbanas ou não fiscalizadas e fazer imediatamente a denúncia para os órgãos responsáveis. Além disso, a equipe recomenda que a criança seja inserida em algum projeto social, como o Espaço Nova Geração, a fim de estabelecer um plano de ação completo que a ajude a superar o período de trabalho infantil. 

“No início tiveram dificuldades, mas avançaram bastante. Independente da classificação, eles estão fazendo um ótimo trabalho, principalmente levando em conta que é a primeira vez que participam do Torneio Brasil de Robótica”, diz o técnico Gerson Durães, responsável pelos alunos do ENG Cantagalo e instrutor de Inovação e Tecnologia. 

A etapa nacional do Torneio Brasil de Robótica acontecerá em dezembro

 

Etapas do Torneio 

A primeira etapa, de Mérito Científico, se divide em: Problema Abordado; Solução inovadora; Metodologia de Pesquisa; Publicação. 

A segunda etapa, Organização e Método, avalia a organização da equipe: planejamento das atividades do evento; organização dos meios necessários; articulação entre os membros; e capacidade de enfrentamento dos desafios apresentados na temporada.

O último quesito, Tecnologia e Engenharia, avalia o conhecimento técnico da equipe, e a capacidade de conceber, projetar, construir e programar um robô autômato, reconhecendo a melhor estratégia a ser seguida para os desafios propostos pelo torneio.⠀

 

Postado em Notícias.