Cúpula da PM apresenta novas estratégias a jornalistas

Em resposta às dificuldades conjunturais na política de pacificação e como forma de levar subsídios para o novo comando da Polícia Militar do Rio de Janeiro, o Viva Rio reuniu o alto escalão da corporação e representantes dos principais veículos de comunicação do país no primeiro módulo do encontro “Mídia e Polícia”, que aconteceu na última quinta-feira (5). A ideia é aproximar a cúpula da PM e os formadores de opinião para discutir temas relevantes à melhoria da segurança pública no Estado.

Reunião de planejamento da PM 2015/2018

Cúpula da PM, acompanhada pelo secretário de segurança José Mariano Beltrame e o diretor executivo do Viva Rio Rubem César

 

Durante o evento, foram apresentadas as novas estratégias de segurança que serão implantadas pela Polícia Militar a partir deste ano, com destaque para as Companhias Integradas de Polícia de Proximidade (CIPP). De acordo com o comandante-geral Pinheiro Neto, a ideia é que os dispositivos sejam uma espécie de “UPP do asfalto”, que, embora se reportem aos batalhões locais, tenham autonomia e possam agilizar o atendimento à população local. “Algumas demandas não precisarão ser levadas ao comandante e terão a chance de serem resolvidas mais rapidamente pelo encarregado da companhia, que conhece o dia a dia da área em questão”, explicou.

Reunião de planejamento da PM 2015/2018

O comandante-geral da PM Alberto Pinheiro Neto fala sobre as Companhias Integradas de Polícia de Proximidade (CIPP)

O projeto-piloto será colocado em prática na região da Grande Tijuca, que também abrange os bairros do Andaraí, Grajaú e Vila Isabel, já no fim de fevereiro. Em março, Niterói receberá suas primeiras companhias integradas. “Pequenas unidades descentralizadas garantirão maior orientação para os problemas específicos de cada lugar da cidade”, explicou o Coronel Robson Rodrigues, chefe de Estado-Maior da PM.

Robson Rodrigues_Antonio Carballo

Robson Rodrigues, chefe de Estado-Maior da PM, e Antônio Carballo, diretor-geral de Ensino e Instrução

Já o Coronel Antônio Carballo, diretor-geral de Ensino e Instrução, anunciou mudanças no sistema de ingresso e nos planos de carreira da corporação, que terá o objetivo de renovar o quadro de funcionários da PM. “Queremos acabar com o Curso de Oficiais (CFO) da maneira que ele é instituído hoje”, disse.

Questionado se as novas medidas são os primeiros passos para uma futura desmilitarização, o comandante-geral Pinheiro Neto frisou que o melhor termo é “modernização”. “Buscamos a polícia ideal, com alinhamento estratégico mais apurado e patrulhamento ostensivo. E estamos investindo nisso”, completou.

Tamires Barcelos_Viva Rio (7)

Jornalistas conversam durante primeiro módulo do encontro “Mídia e Polícia”

Compareceram ao evento o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Alberto Pinheiro Neto; o chefe de Estado-Maior, Coronel Robson Rodrigues; o chefe de gabinete do comandante-geral, Coronel Íbis Pereira; o diretor-geral de Ensino e Instrução, Antônio Carballo; e o chefe da Comunicação Social, Coronel Frederico Caldas. Também participaram da discussão o secretário de Segurança do estado, José Mariano Beltrame; o coordenador de Segurança Humana do Viva Rio, Coronel Ubiratan Angelo; o diretor executivo Rubem César Fernandes; além de editores e colunistas dos veículos O Dia, Folha de São Paulo, O Estado de S.Paulo, TV Bandeirantes, Rede Record, entre outros.

(Texto: Karla Menezes/Fotos: Tamiris Barcellos e Vitor Madeira) 

Postado em Notícias na tag .